Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Ecopilhas encaminha para reciclagem mais de 80 milhões de pilhas e baterias usadas
2009-07-20

A Ecopilhas – Sociedade Gestora de Resíduos de Pilhas e Acumuladores recolheu, desde 2004, mais de 80 milhões de pilhas e baterias usadas.

Ao longo dos cinco anos de actividade, esta entidade gestora distribuiu ainda mais dois milhões de mini Pilhões e colocou à disposição da população portuguesa mais de 90 mil Pilhões com capacidade para recolher mil unidades cada um. “Fechámos o ano de 2008 com um novo resultado positivo, com mais de 19 milhões de unidades de pilhas e baterias usadas”, congratula-se Eurico Cordeiro, director geral da Ecopilhas. “Nestes cinco anos de actividade da Ecopilhas, conseguimos recolher mais de 80 milhões de unidades de pilhas e baterias. Ou seja, em média foram recolhidos anualmente 16 milhões de unidades e encaminhadas devidamente para reciclagem”, reforça o responsável.

Actualmente, a Ecopilhas é responsável pela gestão dos resíduos de pilhas e baterias usadas de cerca de 380 empresas e conta com 1.800 Ecoparceiros, que contribuem de forma activa para a recolha de pilhas e baterias usadas ao disponibilizarem Pilhões nas suas instalações.

Campanhas e acções de sensibilização junto de câmaras municipais, entidades públicas e privadas têm feito parte da aposta desta entidade gestora com vista a contribuir para uma maior adesão dos portugueses à reciclagem deste tipo de materiais usados. “Uma das iniciativas mais emblemáticas da Ecopilhas foi sem dúvida o Mega Pilhão, o maior Pilhão do Mundo, que esteve em Lisboa e na Praça da Figueira no ano passado, numa parceria estabelecida com a Câmara Municipal de Lisboa e o Instituto Português do Sangue”, destaca Eurico Cordeiro. Uma iniciativa que juntou a causa da reciclagem de pilhas e baterias usadas à promoção da dádiva de sangue.

Junto da comunidade em idade escolar, a campanha Pilhas de Livros, que resulta da parceria realizada com os supermercados Modelo, tem contribuído para que as escolas portuguesas disponham de mais livros didácticos em troca de, para tal, continuarem a encher o maior número de Pilhões possível. São também cinco anos consecutivos de colaboração em que foram já recolhidas cerca de 20 milhões de pilhas e baterias usadas.

No que respeita às recentes alterações à lei, com a aprovação do decreto-lei nº 6/2009, Eurico Cordeiro comenta que “Portugal já tinha no decreto-lei anterior a melhor legislação da Europa. O actual decreto-lei veio completar alguns aspectos da legislação Europeia, que pouco alteram a realidade vivida pelas empresas e pelos cidadãos desde 2008”. Mas, acrescenta o director geral da Ecopilhas, “é necessário esclarecer alguns aspectos da legislação, nomeadamente os que dizem respeito ao registo do produtores e das quantidades pilhas e baterias colocadas no mercado nacional”. Uma novidade introduzida pelo novo enquadramento legal mas que na prática já era assegurado pela Ecopilhas decorrente da sua actividade.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos