Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
Centromarca diz que distribuição demora a pagar
2009-07-14

As empresas de distribuição estão a demorar os pagamentos. O atraso é, em média, de 30 dias, mas a situação está a piorar de ano para ano, segundo garantiu à Agência Financeira a Centromarca - Associação Portuguesa de Empresas de Produtos de Marca.

“Um terço da distribuição não cumpre os prazos de pagamento acordados com a indústria. Aquilo que é contratado não é cumprido e um quarto da distribuição está a pagar pior de ano para ano”, afirma Beatriz Imperatori, directora-geral da Centromarca, em declarações àquela publicação.

Segundo a Agência Financeira, apoiando-se nos dados da Centromarca, de um total de 17 empresas de distribuição, apenas sete possuem um atraso inferior a 20 por cento ao tempo acordado.

Também preocupada com a redução de “players” no mercado da distribuição, a associação considera que há “imposição negocial” e uma “diminuição da profundidade das gamas” de produtos. “Ser retirado de um cliente tem grandes consequências”, alerta a directora-geral da associação.

A Centromarca acusa ainda os hipers de compensarem os preços baixos das marcas próprias subindo deliberadamente produtos de marca. A Agência Financeira revela que há produtos de marca que estão a ponderar sair do mercado nacional se as condições concorrenciais se mantiverem como agora.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos