Autoridade da Concorrência recebe queixa sobre acordo proposto aos fornecedores comuns dos grupos Auchan e Makro
A Centromarca, a Associação Portuguesa de Empresas de Produtos de Marca, entregou uma queixa na Autoridade da Concorrência relativa ao acordo proposto pela InterCompra, Lda aos fornecedores comuns dos grupos Auchan e Makro.
A queixa, apresentada pela Centromarca a 24 de Junho à Autoridade da Concorrência, questionando o acordo InterCompra, uma sociedade por quotas constituída em partes iguais pelos grupos Auchan e Makro, é feita por se considerar que “a proposta de acordo dirigida aos fornecedores, e as suas consequências, levantam dúvidas importantes do ponto de vista jus-concorrencial”, conforme sublinha a directora geral Beatriz Imperatori.
A Centromarca informa ainda que solicitou à Autoridade da Concorrência que sejam considerados os argumentos apresentados e adoptadas as medidas necessárias quanto a este acordo e aos seus efeitos anti-concorrenciais.
O Grupo Auchan e a Makro associaram-se para criar a InterCompra, uma entidade que vai negociar os contratos-base de fornecimento e algumas condições de compra em representação das duas empresas.
A InterCompra começou a funcionar já em Março, incorporando a negociação com 50 fornecedores, numa primeira etapa. No futuro, outras cadeias podem vir a associar-se, bem como novos fornecedores poderão ser integrados na InterCompra.
Aquando do anúncio da criação da entidade, Américo Ribeiro, director geral do Grupo Auchan Portugal, explicou que “a criação da InterCompra trará grandes vantagens quer para os clientes das lojas Jumbo e Pão de Açúcar, quer para os parceiros com quem iremos cooperar, através da optimização de resultados, redução dos custos e dos trabalhos administrativos. Esta parceria irá também proporcionar a possibilidade dos fornecedores aprofundarem a sua relação comercial no nosso país, tanto com o Grupo Auchan como com a Makro”.