Projecto coordenado pela Universidade de Coimbra ambiciona poupanças de energia até 80 TWh até 2020
Já arrancou um novo projecto do programa Energia Inteligente - Europa (IEE), o projecto SELINA, que significa Standby and Off-Mode Energy Losses In New Appliances Measured in Shops.
O principal objectivo do projecto SELINA é identificar políticas eficazes, com vista à transformação do mercado e direccionadas a todos os intervenientes de relevo envolvidos no fabrico, distribuição, vendas, aquisição e operação de equipamentos com consumo em modo stand-by e desligado. O projecto é coordenado pelo ISR-Universidade de Coimbra, sendo constituído por 12 parceiros de diferentes países da União Europeia (UE). Como resultado, espera-se atingir uma poupança de energia eléctrica de 80 TWh até 2020 e consequente redução nas emissões de carbono de30 MTons de CO2 até 2020.
No âmbito deste projecto, serão efectuadas medições de consumos em mais de seis mil equipamentos. Estas medições em larga escala irão permitir caracterizar o consumo de baixa potência dos equipamentos que estão a ser vendidos actualmente na maioria dos países da UE. Está prevista a produção de orientações, na forma de brochuras nos idiomas dos países envolvidos, sobre a selecção e operação de equipamentos energeticamente eficientes, sublinhando não só a poupança de energia e benefícios financeiros associados, mas também a redução das emissões de carbono e a consequente contribuição para as metas traçadas pela UE no que toca às alterações climáticas. Estas brochuras fornecerão aos agentes envolvidos, desde distribuidores e agências de energia, a associações de consumidores, previsões relativamente às necessidades energéticas e custos operacionais dos equipamentos, permitindo aos consumidores um maior esclarecimento na decisão de compra.
Para obter mais informações acerca do projecto SELINA por favor consulte o website www.selina-project.eu