Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

HP comemora 25 anos de LaserJet
2009-06-19

A HP celebrou ontem, dia 18 de Junho, o 25.º aniversário da HP LaserJet, convidando a imprensa e toda a equipa IPG a brindar a esta sua gama de impressoras com tecnologia laser pelos seus 25 anos de existência.

No evento, estiveram presentes Carlos Janicas, director geral da HP Portugal, José Correia, director geral do Grupo Imaging and Priting (IPG) da HP Portugal e o novo director geral ibérico do Grupo Imaging and Printing da HP, Manuel Martínez.

No âmbito desta comemoração, a HP premiou os clientes que apresentaram as impressoras LaserJet mais antigas actualmente ainda em funcionamento em Portugal. Neste sentido, Hugo Freitas, residente no Funchal, e Luís de Oliveira Rosa, residente em Lisboa, ambos proprietários de uma impressora HP LaserJet 4, cujo modelo foi fabricado em 1990, foram premiados com um novo equipamento HP LaserJet a cores.

Durante estes 25 anos, foram comercializados mais de 132 milhões de impressoras HP LaserJet em todo o mundo e assistiu-se a importantes marcos tecnológicos de referência, como as impressoras LaserJet mais pequenas, a primeira impressora laser em rede, o primeiro equipamento multifunções e a primeira impressora Laserjet a cores.

“A HP percebeu que a evolução da informática tinha que passar pela standartização, ao nível dos computadores, dos sistemas operativos, dos periféricos, desenvolvendo um produto que se podia ligar a qualquer computador, o RS 232”, recordou Carlos Janicas, "o que foi um grande passo na altura na evolução tecnológica para chegarmos à realidade actual em que é possível ligar qualquer dispositivo a qualquer computador".

Os mais recentes produtos HP LaserJet focam-se na redução do impacto ambiental e na evolução da tecnologia e do processo de impressão. Um exemplo claro é o desenvolvimento da tecnologia Instant-on, uma inovação que permite poupar 50 por cento no consumo de energia, com uma velocidade de impressão 50 por cento superior, comparativamente à tecnologia laser tradicional. "Em 1984, os sistemas de impressão nos escritórios baseavam-se em sistemas de margarida e de matriz de pontos, notavelmente mais ruidosos e caracterizados pela sua variação na qualidade, resolução de imagem irregular e número de fontes limitado. A LaserJet da HP não só revolucionou o ambiente de impressão no escritório, como também introduziu um conceito de impressão de qualidade profissional, ao alcance de todas as empresas. Neste sentido, vale a pena salientar alguns marcos históricos como o lançamento da primeira impressora laser por um valor inferior a mil dólares, em 1990, e a introdução da primeira impressora laser a cores por um valor inferior a 500 dólares, em 2004”, comentou José Correia.

José Correia descreveu os modelos da gama LaserJet da HP como autênticos “campeões olímpicos” da impressão de escritório, tendo acumulado múltiplos reconhecimentos, como é o caso da prestigiada e independente Buyers Lab Internacional, que premiou recentemente o modelo HP Color LaserJet CP3525n como a Melhor Impressora a Cores de Tamanho Médio para Grupo de Trabalho. "As impressoras LaserJet da HP tornaram-se numa componente integrante e indispensável da infra-estrutura de TI das empresas, tal como o computador ou o telefone, permitindo aos modelos mais actuais incluir funcionalidades adicionais de extrema relevância e utilidade, nomeadamente mecanismos de segurança, controlo de acesso, conectividade wireless e gestão de documentos e dispositivos”, afirmou José Correia.

O elevado êxito, nível de qualidade e padrão de longevidade das impressoras LaserJet da HP resultam de uma aposta contínua pela HP em investigação e desenvolvimento tecnológico em todas as vertentes do sistema de impressão, desde o toner ao cartucho, passando pelo hardware e pelo papel de impressão, totalmente desenvolvidos para alcançar o melhor nível de rendimento e de performance. "Uma das inovações mais importantes da gama Lasejet é o cartucho de impressão, graças ao seu simples sistema de recarga acessível a qualquer utilizador. O cartucho de impressão da HP LaserJet é um componente chave do sistema electrostático de representação de imagens que transforma cada impressora LaserJet numa solução de impressão de alta precisão. Todo o desenvolvimento tecnológico que envolve o cartucho foi fundamental para garantir o elevado nível de qualidade de imagem patente em toda a gama LaserJet nos últimos 25 anos”, explicou José Correia. “O trabalho desenvolvido no que toca à investigação e à inovação tem sido fundamental no nosso modelo de negócio e acreditamos que irá resultar no futuro em excelentes resultados”, acrescentou Manuel Martínez. Reflecte bem a posição da marca na sua aposta em alcançar o mercado digital, já que, de acordo com Manuel Martínez, mais de 90 por cento da impressão é ainda baseada em tecnologia analógica, sendo que a conversão analógico/digital é uma oportunidade a que a HP está atenta.

Veja as imagens dos 25 anos HP LaserJet.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos