Belmiro de Azevedo é o mais admirado e Sonae a empresa-modelo para alunos do ensino superior
Belmiro de Azevedo é o empresário mais admirado pelos estudantes universitários portugueses, muito à frente de figuras internacionais como Bill Gates (Microsoft), Steve Jobs (Apple) ou Richard Branson (Virgin).
Este estudo, que se enquadra num projecto internacional e envolve sete universidades estrangeiras, foi publicado por Aurora Teixeira , docente da Faculdade de Economia da Universidade do Porto e investigadora do CEFUP e INESC Porto – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto, refere que o chairman da Sonae devia voltar à escola, "não como professor assistente convidado, mas como catedrático, título compatível com o seu estatuto e reconhecimento".
No inquérito “Percepção dos estudantes do ensino superior português relativamente à criação de novos negócios”, quando confrontados com a palavra empreendedor, os universitários apontaram, em primeiro lugar, Belmiro de Azevedo, com 34 por cento das respostas. Só depois aparecem Bill Gates (13%), Joe Berardo (1,7%), Steve Jobs (1,5%), Américo Amorim (1,4%), Richard Branson (1,3%), Francisco Pinto Balsemão (1,1%) ou Rui Nabeiro (1%).
Este estudo conclui ainda que, “excluindo a percentagem de estudantes que respondeu ‘não sabe/conhece’, a importância de Belmiro de Azevedo surge reforçada para os 43 por cento do total”, posição que, apesar de mais notória no Norte, Centro ou Alentejo, se verifica em qualquer região de residência permanente do estudante.
Quando confrontados com a palavra “empreendedorismo”, 30 por cento dos inquiridos referem a empresa Sonae, seguida da Microsoft (10%) e Google.