A afluência aos centros comerciais portugueses registou, durante o mês de Maio, um retrocesso interanual de 8,4 por cento, em comparação com o mesmo mês de 2008, segundo o Índice Experian FootFall, sendo o país europeu a mostrar a maior queda nas visitas.
Nos restantes países, a situação também não foi mais positiva. Em termos interanuais, o índice britânico caiu 2,4 por cento, o italiano retrocedeu 2,5 por cento e o espanhol desceu 5,2 por cento. No país vizinho, esta descida contribuiu também para a deterioração do índice acumulado, que se situa agora em –1,7 por cento, face aos –0,9 por cento verificados em Abril. A Experian destaca também que o número de visitas aos centros comerciais espanhóis diminuiu de forma continuada todo o mês, com descidas semanais interanuais situadas entre um e quatro por cento. A situação piorou paulatinamente ao longo de todo o mês, até fechar a última semana com uma descida de 11,5 por cento, relativamente à semana homóloga de 2008.
A actual situação económica trouxe consigo uma mudança no comportamento de compra dos consumidores e pôs à prova a sua lealdade para com as marcas. Mais informados e exigentes e menos dispostos a sucumbir às compras por impulso, os consumidores actuais comparam preços, características e opções, especialmente através da Internet, antes de tomar uma decisão de compra.