Ao assinalar 14 anos, o GuimarãeShopping vai beneficiar de uma expansão, representando um investimento de 15,2 milhões de euros por parte da Sonae Sierra. Após a ampliação, o centro passará a dispor de mais de quatro mil metros quadrados de Área Bruta Locável (ABL), perfazendo um total de cerca de 31.500 metros quadrados de ABL.
A grande novidade deste projecto é a presença da Fnac, que até ao momento não tinha nenhuma loja na cidade e agora passará a ser uma presença forte no GuimarãeShopping, a juntar ao Modelo Continente Hipermercado e Worten. No total, o GuimarãeShopping passará a dispor de 113 lojas incluindo 16 restaurantes, o que representa um reforço da variedade em termos de oferta com 14 novas lojas e seis novos restaurantes.
Este projecto de renovação teve início em Março deste ano e prolongar‐se‐á até Outubro, sendo que, durante este período, o centro continua em pleno funcionamento. O processo de expansão permitirá ainda a criação de 290 novos postos de trabalho, a somar aos 1.018 já existentes.
O GuimarãeShopping beneficia também de uma localização privilegiada, usufruindo de uma completa rede de acessos, que cobre uma área de influência com mais de 470 mil pessoas, a menos de 30 minutos de carro. Deste modo, o sucesso do GuimarãeShopping reflecte‐se nos seus 8,8 milhões de visitas anuais e um volume de vendas anual que ultrapassa os 52 milhões de euros.
O projecto de expansão do GuimarãeShopping inclui também a remodelação dos acessos à cidade, nomeadamente o nó fulcral da rede viária de Guimarães. O objectivo é descongestionar o trânsito e facilitar o acesso das ambulâncias ao hospital. As medidas implementadas pela Sonae Sierra decorreram de um longo trabalho de análise, desenvolvido em colaboração com a autarquia, acautelando as devidas especificidades deste nó viário. O início das obras está somente pendente de autorização das Estradas de Portugal.
A Sonae Sierra assumiu igual empenho na remodelação da Central de Camionagem de Guimarães, que está já a ser alvo de melhorias ao nível do sistema de ventilação de forma a minorar a acumulação de fumos e gases no interior desta infra-estrutura. Será ainda realizada uma remodelação ao nível da pintura e instalações sanitárias. A segurança da Central está a ser reforçada e passa agora a dispor de um novo painel de informação e de uma sala de espera para maior conforto dos utentes.