Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Chairman da Sonae é um dos modelos de empreendorismo do projecto Porto de Futuro
2009-06-16

Belmiro de Azevedo, chairman do Grupo Sonae, oi a primeira personalidade apresentada no âmbito do programa Role Models, uma das iniciativas estruturantes do Porto de Futuro, o projecto da Câmara Municipal do Porto ao qual a Sonae está ligada pelo apoio ao agrupamento escolar do Cerco.

O programa Role Models seleccionou 11 figuras do mundo empresarial, cultural, científico, entre outros, com percursos académicos, desempenhos profissionais e valores morais considerados realmente exemplares. Tem por objectivo mostrar às crianças que os modelos de vida muitas vezes escolhidos por eles, como jogadores de futebol, cantores e outras figuras mais mediáticas, nem sempre são modelos a seguir. O objectivo é mudar a mentalidade das crianças, dando-lhes a conhecer personalidades que fizeram o seu percurso académico no Porto e que têm hoje uma grande notoriedade social, conseguida através do seu desempenho profissional.

Nesse sentido, são mostrados vídeos da vida de pessoas de áreas mais ou menos mediáticas, mas com carreiras de sucesso à custa de empenho, esforço e resultados conseguidos ao longo da vida escolar. A essa mostra de vídeos deu-se o nome de “Um Mês, uma história de vida”, que tem como primeiro protagonista Belmiro de Azevedo.

O Porto de Futuro, um projecto dirigido aos quase trinta mil alunos do ensino público básico e secundário da região do Porto, foi lançado, em 2007 pelo Pelouro da Educação, Juventude e Inovação da Câmara Municipal do Porto, com o objectivo de desafiar a comunidade empresarial portuense a apoiar a gestão e desenvolvimento dos 17 agrupamentos escolares da região. O apoio pode passar por uma série de iniciativas, desde o apoio consultivo na gestão geral das escolas ao apoio logístico, incluindo gestão de obras e controlo de fornecedores, promoção do empreendedorismo e da criatividade, apoios directos aos alunos mais carenciados ou fomento da formação profissional e contínua. “A participação da Sonae no Porto de Futuro representa uma oportunidade de contribuirmos para o desenvolvimento do sector educativo, cuja importância é vital para a criação de uma sociedade mais justa, coesa e competitiva”, garante José Côrte-Real, administrador com o pelouro de Recursos Humanos da Sonae. “Esta iniciativa, que se adequa à nossa preocupação com o quotidiano das comunidades onde estamos presentes e que se insere nas nossas iniciativas de responsabilidade social, permite-nos ainda transmitir e ensinar aos mais novos aquele que é um dos nossos princípios mais importantes, o fomento da formação e do desenvolvimento do talento e das capacidades de cada um.”


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos