As lojas Pingo Doce localizadas no concelho da Amadora vão distribuir cinco mini-oleões aos seus clientes, participando desta forma, em parceria com a Câmara Municipal da Amadora, na campanha promovida pela AMI – Assistência Médica Internacional, que visa recolher e reciclar os óleos alimentares usados.
Sob o mote “O óleo que deita fora pode ser mais perigoso do que imagina!”, esta campanha, que se inicia no próximo dia 15 de Junho, tem por objectivo sensibilizar os consumidores para a necessidade de depositar os óleos alimentares usados em locais apropriados. Assim, na compra de três litros de óleo alimentar de qualquer marca, o Pingo Doce oferece aos seus clientes um mini-oleão individual e reutilizável, que servirá para transportar o óleo usado até um dos diversos oleões colocados na via pública pela Câmara Municipal da Amadora. A recolha dos óleos usados é posteriormente realizada por um operador licenciado para o efeito, que procederá à valorização dos mesmos, com as receitas a reverterem inteiramente a favor da AMI.
Fernando Frade, director de Ambiente e Segurança no Trabalho de Jerónimo Martins, explica que “o Pingo Doce aderiu de imediato a esta iniciativa, considerando-a consistente com a posição que a companhia sempre assumiu na sensibilização e consciencialização dos consumidores para a adopção de boas práticas ambientais. O seu papel na preservação ambiental, aliado à postura de participação nas comunidades em que se insere, contribuindo para o desenvolvimento económico, social e ambiental das mesmas, valeu-lhe o reconhecimento e o convite da Câmara Municipal da Amadora para participar neste projecto.”
O protocolo de cooperação entre as entidades que desenvolvem esta campanha é assinado hoje, Dia Mundial do Ambiente, no Auditório Municipal da Câmara da Amadora, pelo presidente da Câmara Municipal, Joaquim p Raposo, o fundador da AMI, Fernando Nobre, e o director de Ambiente e Segurança no Trabalho do Grupo Jerónimo Martins, Fernando Frade.
Este é um projecto pioneiro no concelho da Amadora e conta com a participação de todas as lojas Pingo Doce do município, nomeadamente Alfragide, Amadora, Colina do Sol, Reboleira, Serra da Mira, Damaia e Venda Nova.