Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Incumprimento no crédito vai atingir máximo este ano
2009-05-20

O incumprimento no crédito deve aumentar, este ano, para um nível superior ao máximo registado durante a recessão de 2003, de acordo com as previsões publicadas no relatório de Estabilidade Financeira do Banco de Portugal.

Os níveis de incumprimento do sector privado não financeiro registaram um acréscimo substancial desde o final de 2007, interrompendo a tendência de ligeira diminuição que se observava desde o início de 2004. De acordo com o Banco de Portugal, a gravidade da actual recessão “ultrapassa largamente” a vivida em 2003, ano em que os níveis de incumprimento atingiram valores recorde. “De facto, segundo um modelo de incumprimento que incorpora projecções para o ciclo económico, a probabilidade de incumprimento prevista para 2009 aponta para um acréscimo face a 2008 que é superior ao acréscimo observado entre 2007 e 2008, situando-se acima do máximo anterior registado em 2003”, diz o relatório da instituição.

Ainda de acordo com o relatório, o endividamento das famílias portuguesas é o segundo mais elevado da Zona Euro, apenas superado pelo da Holanda. Cerca de 75 por cento do endividamento dos particulares corresponde a crédito bancário para aquisição de habitação, o que “implica uma grande sensibilidade dos encargos com a dívida à evolução das taxas de juro do mercado monetário”. Os empréstimos bancários para habitação representaram, em 2008, mais de 90 por cento do rendimento disponível das famílias portuguesas.

O relatório sublinha que o aumento de desemprego irá reflectir-se “na evolução da situação financeira de um número significativo de detentores de dívida bancária”.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos