Loja Delta Q, Continente Online e Pão de Açúcar Gourmet nomeados para prémio que distingue o melhor do comércio em Portugal
A loja Delta Q do Atrium do Saldanha, o Continente Online e a Pão de Açúcar Gourmet estão entre os nomeados para a atribuição de um Prémio Mercúrio - O Melhor do Comércio, uma iniciativa conjunta da Confederação de Comércio e Serviços de Portugal (CCP) e da Escola de Comércio de Lisboa (ECL), que visa dignificar o que de melhor se faz no sector do comércio e serviços em Portugal, contemplando as pessoas e as empresas cuja prestação no decurso de 2008 se distinguiu.
A Gala de Entrega dos Prémios Mercúrio decorre já depois de amanhã, no dia 21 de Maio, no Centro de Eventos Plaza Ribeiro Telles, em Vila Franca de Xira, pelas 20 horas.
O júri do Prémio Mercúrio, presidido por Joaquim Ferreira do Amaral, seleccionou já cinco candidatos nas categorias de Lojas com História, Comércio Alimentar, Comércio Não Alimentar, Comércio Online e Novos Conceitos (área de Empresas), Formação & Carreira Profissional, Jovem Empresário e Personalidade do Ano (área de Personalidades) e Prestígio.
Na área de Personalidades e na categoria de Personalidade do Ano, o júri nomeou Abrãao Kolinski, administrador do Grupo Tempus; Filipe Costa, CEO do Grupo Irmãos Vila Nova (IVN), que detém a marca Salsa Jeans; Paulo de Carvalho, fundador e presidente da Malo Clinic Health & Wellness; Rui Nabeiro, administrador da Delta Cafés; e Victor Mariano, presidente do Grupo Mar, que detém marcas como a Levis, Benetton, Sisley, Segue, B+D e Zilian. Esta categoria visa premiar personalidades empreendedoras e com responsabilidade social que, no ano de 2008, tenham desenvolvido actividades de relevo na área do comércio e serviços e que, com as suas competências e desempenho, tenham contribuído para o prestígio e o desenvolvimento do sector.
Na mesma área Personalidades, mas na categoria de Jovem Empresário, o júri nomeou António Martins, de 26 anos, dos Supermercados Estremadura, Dia Minipreço de Pegões; António Policarpo e Inês Varejão, de 35 anos, da Boa Boca Gourmet em Évora; Frederico Santos, de 30 anos, da República das Flores em Lisboa; Joaquim Malcato, de 32 anos, do Celeiro da Memória; e Rita Meneses, de 21 anos, da Home4Us. Esta categoria premeia personalidades com menos de 35 anos que, no sector do comércio e serviços, tenham criado uma empresa com conceito e adequada às necessidades socioeconómicas da zona de implantação e que, simultaneamente, revelem responsabilidade social, contribuindo, desta forma, para o prestígio e o desenvolvimento do sector.
Por sua vez, os candidatos ao Prémio Mercúrio na categoria de Formação & Actividade Profissional foram avaliados pela formação certificada na área do comércio e serviços, competências e desempenho e progressão na carreira. Os nomeados da categoria são António Rodrigues, consultor comercial na Expofor, que frequentou o Curso Profissional de Técnico de Promoção de Vendas, da Escola de Comércio de Lisboa; Cláudio Moreno, district manager da cadeia Pingo Doce, que frequentou o Curso Profissional de Técnico de Comércio da Escola de Comércio de Lisboa e curso para gerente de loja; Paula Pinto da Missão Possível, no Centro Comercial Allegro, que frequentou o Curso Profissional de Técnico de Comércio na Escola de Comércio de Lisboa e a licenciatura em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia do Trabalho; Pedro Carvalho, gestor do projecto das lojas Pão de Açúcar Gourmet, que frequentou o Curso Profissional de Técnico de Comércio na Escola de Comércio de Lisboa; Luís Venceslau, sócio-gerente do master franchise Illico Obras e director comercial da Remax Expo, com diversos cursos de formação na escola Remax e MBA em Gestão e Administração Imobiliária.
Quanto às empresas, na categoria Lojas com História, os nomeados são o Hospital das Bonecas em Lisboa, criado em 1830; a Livraria Lello do Porto, fundada em 1881; a Machado Joalheiros, também do Porto, fundada em 1880; a Mercearia Pena das Caldas da Rainha, fundada em 1909; e a Óptica Havaneza de Évora, fundada em 1944. Esta categoria visa premiar lojas que, tendo mais de 50 anos de existência, conseguiram ir adequando o seu conceito e adaptando a sua estratégia de "retailing-mix", de forma a continuarem a ser, ainda hoje, negócios de sucesso e factores de diferenciação do comércio de rua e, assim, pólos de dinamização das cidades, bem como, motivos de interesse cultural e turístico.
Os nomeados na categoria de Comércio Alimentar são, por sua vez, a Apolónia Supermercados (Albufeira), a Charcutaria e Garrafeira Moy (Lisboa), a D. O. P. – Delícias de Origem Portuguesa (Lisboa), a Loja da Praça (Porto) e a Pão de Açúcar Gourmet (Lisboa).
Já na categoria de Comércio Não Alimentar, os cinco nomeados pelo júri são a Janes Senhora (Braga), a Loja das Quasi (Vila Nova de Famalicão), a loja Susana Gateira (Aveiro), a PortoSigns (Porto) e a sapataria Zilian (Lisboa).
Os cinco nomeados pelo Júri na categoria Novos Conceitos são A Vida Portuguesa (Lisboa), a Boa Boca Gourmet (Évora), a Delta Q (Lisboa), a IMAGO (Braga) e a República das Flores (Lisboa).
Na categoria Comércio Online, o júri do Prémio Mercúrio nomeou o Clube do Pão (www.clubedopao.pt), o Continente Online (www.continente.pt), a Gourmet Portugal (www.gourmetportugal.pt), o portal presentes.pt (www.presentes.pt) e Puros.pt (www.puros.pt).
Já na área de Prestígio, os critérios apreciados são as actividades realizadas ao longo da carreira, o empreendedorismo, a contribuição para o desenvolvimento do sector e a responsabilidade social.
A Gala de Entrega de Prémios contará com a presença de Manuel Pinho, ministro da Economia e da Inovação.