Dois anos depois do início da sua construção, foi ontem, dia 6 de Maio, inaugurado, no concelho da Amadora, o Dolce Vita Tejo, o maior centro comercial do país e da Península Ibérica. A importância do projecto para a economia nacional foi assinalada pela presença de várias personalidades na sua inauguração, incluindo Manuel Pinho, ministro da Economia e da Inovação, Fernando Serrasqueiro, secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor, e Joaquim Raposo, presidente da Câmara Municipal da Amadora.
Com 122 mil metros quadrados de área comercial, no total, o novo shopping da responsabilidade da Chamartín Imobiliária e da ING Real Estate Development representa um investimento de 300 milhões de euros, traduzindo, segundo Carlos Cutillas, presidente da Chamartín Imobiliária, o maior investimento privado realizado em Portugal durante o ano de 2009, que a administração da Chamartín espera reaver num prazo de 15 anos. Vai incluir 300 lojas e uma praça de alimentação com 30 restaurantes, além de nove mil lugares de estacionamento gratuito. O shopping abre portas com mais de 99 por cento da sua área bruta locável comercializada. Jumbo e loja Box, Worten, Worten Mobile e Book.it, o projecto de livraria da Sonae Distribuição, Staples e três lojas El Corte Inglés são alguns dos pontos de venda que vão ancorar o novo centro comercial.
No maior shopping de Portugal, o Grupo Auchan abre também a sua maior loja do país. Tem uma área de venda de 23 mil metros quadrados e uma loja Box com cerca de 2.000 metros quadrados, com a qual se eleva para 19 o número de pontos de venda desta insígnia. Num investimento que ascendeu aos 37 milhões de euros e que Eduardo Igrejas, presidente do Grupo Auchan, considera de emblemático, porque cria a 28.º loja do grupo em Portugal e a 20.ª com a insígnia Jumbo, foram criados mais 430 postos de trabalho no sector do comércio. “Somados os 100 empregos criados com a abertura do Pão de Açúcar de Olhão, já atingimos mais de metade dos postos de trabalhos que nos propusemos criar em 2009”, avançou Eduardo Igrejas, na cerimónia de inauguração. “Até ao final do ano, o investimento global vai chegar aos 80 milhões de euros, com a abertura do hipermercado Jumbo em Guimarães, de dois Pão de Açúcar, um em Canidelo e outro no Carregado, e mais seis postos de abastecimento de combustíveis.”
O novo Jumbo da Amadora é um espaço recheado de novidades e que vai acolher, em 2010, os escritórios do Grupo Auchan. Este novo espaço tem também disponível o novo conceito “self discount”, que permite ao cliente comprar produtos avulso, a um preço mais baixo, e escolher e ajustar a quantidade comprada às necessidades reais. Nesta nova área de negócio, o Grupo Auchan tem, no mesmo espaço, produtos provenientes das diversas secções do hipermercado.
É também no Jumbo da Amadora que, até ao final do ano, vai surgir a primeira creche do Grupo Auchan, o que o torna no primeiro grupo de distribuição a disponibilizar aos seus colaboradores este serviço. A inauguração está prevista para o último trimestre e representará o primeiro passo de um total de cinco novas creches que irão ser criadas ao abrigo do programa PAZ. Almada, Amadora, Maia, Matosinhos e Oeiras serão os concelhos onde serão implantadas as unidades, cada uma representando um investimento superior a um milhão de euros e capacidade para receber 132 crianças, não só dos colaboradores do Grupo Auchan, como também de pessoas residentes ou que trabalhem nesses concelhos. Eduardo Igrejas já assegurou que estas creches terão um horário alargado, sete dias por semana, e mensalidades ajustadas às realidades sócio-económicas dos seus utilizadores.
Mas as novidades do novo shopping não se ficam por aqui. É também no Dolce Vita Tejo que a Staples abre a sua primeira loja num centro comercial. O novo espaço, de 2.754 metros quadrados de área coberta, resultou de um investimento de cinco milhões de euros e vai gerar 40 postos de trabalho, directos e outros tantos indirectos. Este ponto de venda vai também integrar duas store-in-store, a Staples Mobile e a Staples Art Store.
Já os espaços do Grupo El Corte Inglés vão ocupar uma área de cinco mil metros quadrados e representam um investimento de cinco milhões de euros. As insígnias a abrir são um Centro de Oportunidades El Corte Inglés, onde os descontos chegam aos 70 por cento, a loja de moda Sfera e o centro de assistência e venda de telemóveis Telecor. Nas três lojas, o grupo criou 55 novos postos de trabalho.
O Dolce Vita Tejo terá como tema dominante na decoração as quatro estações do ano. As colunas são em forma de troncos, foi plantado um jardim vertical na fachada do centro, em harmonia com a estação do ano que representa, que é o primeiro jardim vertical natural em Portugal, cobrindo uma área superior a 900 metros quadrados. O visitante usufrui, em permanência, de uma visão directa para o céu, através do material escolhido para a cobertura, o ETFE, que permite a passagem de luz natural. Esta inovadora cobertura transparente, única em Portugal e a terceira maior do mundo, permitirá uma equilibrada iluminação natural em todas as áreas do centro comercial, assegurando o conforto no interior e garantindo elevados níveis de eficiência energética.
No exterior, o shopping sobressai também pela maior praça coberta da Europa, com 804 metros de vão e uma dimensão próxima da Praça dos Restauradores, em Lisboa, onde estão previstos grandes eventos, como concertos e desfiles de moda.
Uma das grandes novidades do Dolce Vita Tejo é o Kidzania, o primeiro parque temático focado nas crianças e no lazer familiar na Europa. Este projecto representa para a Chamartín Imobiliária um investimento de 15 milhões de euros e vai criar 170 postos de trabalho. Prevê receber 350 mil visitantes no primeiro ano de funcionamento, sendo que o objectivo sobe para os 500 mil até 2012.
A KidZania baseia-se no conceito de “edutainment”, regendo-se pelo princípio de “brincar aos adultos” numa cidade feita à escala dos mais pequenos e que ocupa uma área de 6.500 metros quadrados. Cada estabelecimento é patrocinado por uma marca, que colabora no desenvolvimento dos pavilhões e na definição dos conteúdos, enriquecendo as actividades e conferindo um maior realismo ao conceito.
Associadas à KidZania Lisboa estão empresas como a Caixa Geral de Depósitos, GALP, CTT, SIC, Visão, Expresso, Johnson & Johnson, Select Vedior, CIN, RFM, Plátano Editora, McDonald’s, Compal, Sony, Olá, Nestlé, Optimus, Continente, Clix, INEM, PSP, Sociedade Ponto Verde, entre outras. O espaço do Continente, por exemplo, com uma área de mais de 60 metros quadrados, é uma réplica de uma loja onde estão representadas as áreas de padaria, peixaria, talho, mercearias e área de produtos para a casa e higiene pessoal, onde seis crianças em simultâneo podem desempenhar as quatro profissões ali existentes, a de operador de caixa, a de repositor e a de funcionário da padaria e peixaria. A loja está preparada para proporcionar não só uma experiência única, como também para transmitir, dentro do conceito da KidZania, valores pedagógicos como a importância do dinheiro e as suas implicações. O Continente irá ainda desenvolver uma acção cujo principal objectivo é, por um lado, a sensibilização para a gestão do orçamento e, por outro, promover a importância de uma alimentação saudável.
A concorrência e a proximidade de outros centros comerciais não assustam os responsáveis do Dolce Vita Tejo que acreditam que “a qualidade dos serviços oferecidos é muito grande”. A poucos quilómetros de outros shoppings, como o Centro Comercial Colombo ou o Odivelas Shopping Center, mas numa prova do que o sector continua em força, o Dolce Vita Tejo vai dar emprego directo a cerca de cinco mil pessoas, sendo ainda responsável pela criação de dez mil postos de trabalho indirectos. A este respeito foi mesmo assinado um protocolo com o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) da Amadora, para um projecto de formação que demorou cinco meses e que envolveu 1.970 pessoas.
A abertura oficial aconteceu às 10 horas de hoje, dia 7 de Maio, com os lojistas a realizarem várias promoções para atrair os primeiros visitantes. A Staples, por exemplo, ofereceu aos primeiros 100 clientes à um voucher de 100 euros para compras neste dia. Já a Worten está a promover uma “Corrida à abertura da mega loja Worten no Dolce Vita Tejo” com a oferta de 20 por cento de desconto em talão em todos os produtos, nos dias 7 e 8 de Maio.
Localizado entre a CRIL e a CREL, numa área de confluência de seis concelhos com uma grande densidade populacional (Lisboa, Loures, Oeiras, Odivelas, Sintra e Amadora), o Dolce Vita Tejo abrange uma área de influência com mais de dois milhões de habitantes, assumindo-se, neste contexto, como projecto de cariz supra-regional. Espera receber entre 15 a 18 milhões de visitantes por ano e uma a facturação anual de 280 milhões de euros.
Veja as imagens da Inauguração do Dolce Vita Tejo.