A Amb3E - Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos foi um dos patrocinadores do CLIMAMED 09 – Congresso Mediterrânico de Climatização, evento que vai na sua quinta edição destinado aos profissionais ligados à área da refrigeração.
O evento teve lugar em Lisboa entre os dias 16 e 18 de Abril e contou com a participação de centenas de profissionais ligados às áreas da refrigeração e climatização, entre projectistas, académicos, técnicos de instalação e manutenção destes sistemas, bem como representantes das marcas produtoras de equipamentos.
Fernando Lamy da Fontoura, director geral da Amb3E, lembrou que, “para a Amb3E, é importante o envolvimento neste tipo de iniciativas, uma vez que nos permite chegar a um vasto público especializado e ao qual queremos dar a conhecer as nossas soluções de valorização e tratamento dos resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos (REEE). À semelhança do que acontece com as outras categorias de REEE, os equipamentos de aquecimento, ventilação e ar condicionado obsoletos devem ser entregues nos Ponto Electrão ou nos centros de recepção da Amb3E, de forma a garantir-se o seu tratamento ambientalmente adequado”.
A Amb3E aproveitou a sua participação neste congresso para fazer a divulgação dos suportes de comunicação destinados à fileira 1, de REEE de aquecimento, ventilação e ar condicionado (AVAC). Estes suportes destacam os locais adequados onde devem ser entregues os equipamentos obsoletos, os procedimentos a adoptar e a legislação aplicável. De salientar que alguns destes equipamentos merecem atenção especial, na medida em que integram óleos e/ ou fluidos frigorigéneos que necessitam de um tratamento especial no momento da valorização destes REEE. À semelhança de outros tipos de REEE, os AVAC devem ser entregues para reciclagem inteiros, não se devendo efectuar qualquer operação de desmantelamento sobre os mesmos.