Os dados do sistema de geomarketing Sales Index da Marktest mostram que seis dos 278 concelhos de Portugal Continental concentram um quarto do seu poder de compra. 25 concelhos concentram metade deste índice.
A lista dos concelhos com maior índice de poder de compra regional é encabeçada por Lisboa, responsável por 10,8 por cento do poder de compra do Continente. O Porto concentra 3,7 por cento deste índice e Sintra 3,5 por cento. Vila Nova de Gaia tem um índice de 2,6 por cento, Cascais de 2,4 por cento e Oeiras de dois por cento.
No seu conjunto, estes seis concelhos ocupam 0,8 por cento da área total do Continente e concentram 18 por cento da população aí residente. Aqui estão também localizados 21 por cento dos estabelecimentos empresariais e 27,1 por cento das suas pessoas ao serviço. Da mesma forma, concentram 20,5 por cento das empresas e 51,1 por cento da sua facturação.
Do grupo de 25 concelhos onde está metade do poder de compra fazem ainda parte os concelhos de Loures, Almada, Matosinhos, Coimbra, Braga, Amadora, Seixal, Setúbal, Maia, Gondomar, Leiria, Guimarães, Vila Franca de Xira, Odivelas, Santa Maria da Feira, Loulé, Vila Nova de Famalicão, Viseu e Aveiro.