Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
Espanha: Nem as promoções nem o Dia do Pai animam os consumidores
2009-04-23

A afluência aos centros comerciais em Espanha voltou a ressentir-se durante o mês de Março, registando um retrocesso interanual superior a três pontos percentuais (-3,1%) comparativamente ao mesmo mês de 2008, quando se obteve um incremento de 2,4 por cento, segundo os dados do Índice Experian FootFall.

Este pior comportamento nos consumidores espanhóis explica-se, em parte, porque em 2008 as férias da Semana Santa tiveram lugar no mês de Março. Não obstante, ao comparar cada semana de Março de 2009 com as do ano anterior, praticamente todas registaram quedas interanuais e só os últimos dias do mês mostram um comportamento mais positivo.

O retrocesso registando em Março não poderia ter sido evitado nem sequer com a grande quantidade de promoções oferecidas. As empresas de distribuição estão a ressentir-se e muitas vêem-se obrigadas a fechar portas, tal como a Confederação Espanhola de Comércio tinha já advertido em Dezembro, apontando para um total de 60 mil empresas a poder fechar durante o exercício de 2009, caso não haja uma dinamização do consumo.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos