Reeditando um sucesso de visitas e interesse, em anos anteriores da Alimentária, a APED volta, em 2009, ao seu conceito de Loja Inteligente, que recria um ponto de venda alimentar, em ambiente inovador, em termos de design e também pela demonstração de tecnologias e equipamentos, escolhidos entre os mais avançados disponíveis no mercado, ou mesmo em fase experimental.
A Loja Inteligente está organizada em formato “open space”, com cada empresa presente em pontos diferenciados da loja, com os equipamentos dispostos em função do grau de integração tecnológica de cada. Este ano, em especial destaque, estão empresas como Bizerba, Zetes Burótica, Gateway, Fujitsu, Enabler, Mafirol e Toshiba, cujas soluções podem ser vista até ao próximo dia 22 de Abril.
De acordo com a organização da Alimentária, a edição de 2009 terá um volume de negócios de aproximadamente 175 milhões de euros, entre expositores e visitantes, e terá um impacto 7,5 milhões de euros na actividade económica de Lisboa, não contando a exposição mediática, na imprensa nacional e estrangeira, valorizando o sector agro-industrial e outros sectores económicos estratégicos.
Atenta a esta realidade, a APED promove também, ao longo dos quatro dias da feira, um conjunto de visitas técnicas e reuniões temáticas entre expositores do salão e profissionais da distribuição de diversos países. Este ano, em particular destaque, estará o Brasil, tendo a APED promovido, juntamente com a sua congénere brasileira ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados, um Encontro Luso-Brasileiro de Distribuição.