A Sun Microsystems e a Oracle Corporation entraram em acordo, no qual a Oracle irá adquirir a Sun, por 9,50 dólares por acção em dinheiro.
A transacção está avaliada em cerca de 7,4 mil milhões de dólares, ou 5,6 mil milhões der dólares net do cash e débito da Sun. “Esperamos que esta aquisição seja apelativa para os ganhos da Oracle até pelo menos 15 cêntimos, numa base non-GAAP, após o fecho do primeiro ano. Estimamos que o negócio de aquisição irá contribuir em mais de 1,5 mil milhões de dólares para os ganhos operacionais non-GAAP da Oracle no primeiro ano, aumentando para mais de 2 mil milhões de dólares no segundo ano. Isto fará com que a aquisição da Sun seja mais rentável em contribuição por acção no primeiro ano, do que o que planeámos para as aquisições combinadas da BEA, PeopleSoft e Siebel,” refere Safra Catz, presidente da Oracle. Segundo Larry Ellison, CEO da Oracle, a aquisição da Sun revoluciona a indústria de TI, combinando o melhor software empresarial com os sistemas de informática críticos. “A Oracle será a única empresa que poderá desenvolver e integrar sistemas – aplicações para disco – no qual todas as peças encaixam e trabalham em conjunto, de modo a que não tenham que ser os clientes a fazer isso. Os nossos clientes beneficiam à medida que os seus custos de integração de sistemas reduzem, enquanto o desempenho do sistema, fiabilidade e segurança aumentam.”
Ao tornar-se proprietária dos dois softwares-chave da Sun, o Java e Solaris, a Oracle irá disponibilizar aos seus clientes estratégicos de longo prazo vantagens substanciais. O Java é uma das mais marcas mais conhecidas da indústria informática e uma das tecnologias mais difundidas, tornando-se o software mais importante que a Oracle já adquiriu. A Oracle Fusion Middleware, a área de negócio da Oracle que mais cresce, é desenvolvida sobre o software e linguagem Java da Sun. A Oracle pode agora assegurar um investimento e inovação contínuos na tecnologia Java para o benefício dos clientes e da comunidade Java.
O sistema operativo Sun Solaris é a plataforma líder para a base de dados da Oracle, produto mais importante do negócio da Oracle. Com a aquisição da Sun, a Oracle pode optimizar a sua base de dados para algumas das funcionalidades únicas do Solaris. A Oracle está comprometida com o Linux e com outras plataformas e irá continuar a prestar suporte e melhorias às fortes parcerias da indústria.
"Este é um dia fantástico para os clientes, programadores, parceiros e colaboradores da Sun em todo o mundo, juntando forças com o líder global em software empresarial para conduzir à inovação e valor em cada um dos aspectos do mercado de tecnologia,” reforça Jonathan Schwartz, CEO da Sun, “Através da plataforma Java, que alcança quase todos os sistemas de negócio do mundo, chegando a mil milhões de consumidores através de dispositivos móveis e electrónica de consumo, à convergência de armazenamento, rede e computação através do sistema operativo Solaris e os sistemas x64 e SPARC da Sun. Em conjunto com a Oracle, iremos conduzir os futuras inovações para criar valor aos nossos clientes base e ao mercado.”
O Board da Sun Microsystems aprovou de forma unânime esta transacção. Será finalizada próximo do Verão, sujeita a aprovação dos accionistas da Sun, de entidades reguladoras e condições de conclusão usuais.