50 por cento dos consumidores inquiridos numa pesquisa realizada pelo Pricebrabber.com revelam que já fizeram esforços recentes para cortar nas suas despesas devido ao enfraquecimento da economia. Mas a pesquisa mostra igualmente que a maioria dos consumidores mantém-se focada em gastar de forma mais inteligente, recorrendo ao online.
O estudo sugere que os consumidores online usam a Internet para pesquisar sobre as suas compras. Um em cada quatro dos inquiridos revelou que a recessão os motivou a gastar mais em compras através da Internet e 94 por cento recorrem a este meio para comparar preços. 67 por cento ainda pesquisam na Internet sobre cupões de desconto e 52 por cento visitam redes sociais.
A pesquisa mostra ainda que 99 por cento dos inquiridos se sentem mais confiantes sobre as suas compras após pesquisarem online, enquanto que, para 37 por cento, comprar através da Internet ajuda-os a reprimir as compras por impulso.
Os consumidores online continuam a comprar produtos mais caros, se o preço lhes agradar. Nos últimos meses, 53 por cento dos inquiridos tiraram partido ou planeiam tirar partido de promoções agressivas em electrónica de consumo (30%), melhoria do lar (20%), artigos de cozinha (12%) e mobiliário (12%). A pesquisa também mostra que são os consumidores mais jovens os que mais tiram partido destas vendas 49 por cento dos inquiridos com idade compreendida entre os 18 e os 34 anos compraram o planeiam comprar artigos de electrónica, comparativamente a apenas 36 por cento dos consumidores com 55 ou mais anos.