A Fujitsu Siemens Computers tornou-se ontem, dia 1 de Abril, subsidiária a 100 por cento da Fujitsu Limited e passa a denominar-se Fujitsu Technology Solutions (Holding) B.V.
A nova empresa está a operar em conjunto com a Fujitsu Services, com uma gestão unificada sob a marca Fujitsu. Ambas as empresas oferecem um portfólio abrangente de produtos, soluções e serviços numa escala global para clientes empresariais na região EMEA.
A total integração da Fujitsu Technology Solutions, com a sua forte presença na região EMEA, é o catalisador para a transformação da Fujitsu numa empresa verdadeiramente global. Tendo presente este objectivo, a Fujitsu está a fazer um investimento substancial nas suas operações europeias. “Com as capacidades e a perspectiva global trazidas pela Fujitsu Technology Solutions, podemos transformar a forma como a Fujitsu faz negócios,” afirma Kuniaki Nozoe, presidente da Fujitsu Limited. “Podemos ‘Pensar Global’ na criação de novos produtos e, em seguida, ‘Agir Localmente’ para ir ao encontro das necessidades dos nossos clientes. A integração da Fujitsu Technology Solutions vai permitir ao Grupo Fujitsu disponibilizar produtos e soluções totalmente integrados em todo o mundo.”
Em conjunto, a Fujitsu e a Fujitsu Technology Solutions vão apresentar produtos inovadores e com preços competitivos ao mercado global, ao optimizarem a plataforma de investigação e desenvolvimento (I&D) dos produtos. No âmbito desta colaboração, a Fujitsu Technology Solutions vai tornar-se um dos principais motores da investigação global e desenvolvimento dentro da Fujitsu. Com mais de dez mil empregados em toda a região EMEA e mais de mil engenheiros, vai utilizar os seus conhecimentos de engenharia, já comprovados, para liderar o desenvolvimento de plataformas de produtos globais, software e serviços para o Grupo Fujitsu. A partir das suas unidades de negócio em Munique, Paderborn e Augsburg, a Fujitsu Technology Solutions assume o papel de motor do desenvolvimento global de servidores e produtos de armazenamento AI (Arquitectura Intel). Para executar este plano, a Fujitsu comprometeu-se a investir em I&D na Europa, em particular na Alemanha. Em Augsburg, a companhia está a reunir e a centralizar toda a I&D do Grupo Fujitsu para servidores AI. Especialistas japoneses estão a apoiar os engenheiros alemães num novo centro de I&D unificado e global.
Na estratégia da Fujitsu de dinamizar o negócio global com base em produtos e serviços, o servidor com AI desempenha um papel fundamental enquanto plataforma central para o crescimento futuro. Para sublinhar o seu compromisso com a engenharia europeia e a qualidade, a Fujitsu Technology Solutions foi nomeada para alojar o negócio global de servidores com AI e vai desenvolver, fabricar e comercializar a gama global de servidores AI. Além disso, a empresa vai unificar a estrutura de produção e testes para se preparar para a produção em massa, consolidando o fabrico em Augsburg e Fukushima (Japão). Depois de já ter vendido 240 mil servidores com AI em 2007, a Fujitsu tornou o servidor AI uma parte principal da sua plataforma estratégica de produtos, com uma meta inicial de duplicar as vendas mundiais para 500 mil unidades até 2010.
No que diz respeito aos clientes e ao canal, a integração da Fujitsu Technology Solutions também vai ser um investimento produtivo. A Fujitsu tem acesso à ampla carteira de clientes na região EMEA da Fujitsu Technology Solutions e a partir daqui está a expandir a sua presença em mercados emergentes. Além disso, o grupo global tem acesso a uma base de canal bastante completa de aproximadamente 1.700 parceiros directos e 43 mil indirectos e vai ser capaz de usar o profundo conhecimento de canal da Fujitsu Technology Solutions e partilhar as melhores práticas para optimizar o negócio de canal da Fujitsu em todo o mundo.
Richard Christou, vice presidente sénior corporativo e presidente da Fujitsu Technology Solutions, tem a responsabilidade executiva de transformar e executar a estratégia de negócio da Fujitsu para mercados fora do Japão. O negócio da Fujitsu na EMEA está dividido em três regiões de negócio, Reino Unido e Irlanda, Países Nórdicos e Europa Continental. A região da Europa Central compreende a maior parte do território da Fujitsu Technology Solutions e é liderada pelo CEO Kai Flore, que é também o presidente e CEO da Fujitsu Technology Solutions.