Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
Câmara de Comércio Internacional apoia G20 na revitalização do comércio mundial
2009-04-01

A Câmara de Comércio Internacional, que representa centenas de milhar de empresas em mais de 130 países, está preparada para apoiar os líderes políticos do G20, que se reúnem hoje, dia 2 de Abril, nos seus esforços em restaurar a estabilidade do sistema económico global, ao assegurar que as trocas comerciais se mantêm como uma poderosa ferramenta de crescimento para a economia mundial.

Recomenda por isso que o G20 lidere o caminho ao proporcionar as condições ideais para que todos os países possam crescer e prosperar através do comércio internacional.

A cimeira do G20 é, no entender da Câmara de Comércio Internacional, a oportunidade ideal para mostrar à população em geral que os países podem coordenar as suas medidas anti-crise de uma forma rápida e eficaz. Uma forma de fazer isto seria os líderes do G20 encontrarem, em conjunto, a vontade política para concluírem, finalmente, as negociações do Doha Round. “Com o espectro do proteccionismo e das nacionalizações económicas a ameaçarem a actual recessão mundial, é crucial que a cimeira do G20, em Londres, apoie o comércio entre fronteiras e o investimento através do reforço do sistema multi-lateral de trocas, rejeitando firmemente as pressões proteccionistas. A imperativa necessidade de proteger os empregos nacionais é perfeitamente compreensível, numa altura em que há cada vez mais fábricas a fecharem, mas só o aumento do comércio entre fronteiras e o investimento podem contribuir para a aceleração da economia.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos