Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Actual “crise assimétrica” é provocada pela falta de confiança
2009-04-01

“Um dos aspectos mais importantes da actual crise internacional prende-se com um problema de confiança.” Esta foi uma das conclusões de Augusto Mateus, ex-ministro da Economia, durante a apresentação, em Lisboa, do Barómetro de Confiança da Edelman, a maior empresa de relações públicas do mundo de que é afiliado o grupo português de comunicação GCI.

Este estudo, realizado a nível internacional há já dez anos, pretende medir os índices de confiança das pessoas face a empresas, governos, media e organizações não governamentais (ONG’s). De acordo com o Barómetro de Confiança 2009, cerca de duas em cada três pessoas informadas afirmam que confiam menos nas empresas, nos media e nos governos, estando estes com uma popularidade mais baixa do que o meio empresarial.

Para o ex-ministro da Economia, a quebra de confiança constatada pelo estudo da Edelman é uma evidência que se está repercutir sobretudo nos negócios e no sector empresarial, embora poupando alguns sectores não tão dependentes do sistema financeiro. É por esta razão que Augusto Mateus fala de “uma crise assimétrica”, que afecta com maior intensidade as regiões mais desenvolvidas, como os Estados Unidos e a Europa. Consequentemente, as pessoas, receando o futuro e afectadas pelo clima de desconfiança, começam por cortar nos bens duradouros, como automóveis ou electrodomésticos, ou em produtos como viagens, enquanto que as empresas se contraem nos bens de investimento.

Por isso, não será de estranhar que uma das novidades do Barómetro de Confiança deste ano é constatar uma diminuição generalizada de confiança das pessoas face ao sector empresarial e que não está a ser acompanhada pela subida dos indicadores noutras entidades, nomeadamente nos governos ou nas entidades ligadas aos poderes públicos.

Leia o desenvolvimento na próxima edição da Rm-Revismarket.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos