Sony promove acções de formação inseridas no plano de contacto com os agentes para 2009
A Sony deu início hoje, dia 31 de Março, a mais algumas sessões de formação dos colaboradores de lojas, inseridas no seu plano de contacto com os agentes para 2009.
Uma das novidades transmitidas nas acções de formação desta manhã, e que atesta o compromisso da Sony com a formação dos seus parceiros, é a mysony@cademy, uma plataforma de formação online, de acesso restrito e limitado, onde a Sony vai regularmente inteagir com o ponto de venda e propor novos conteúdos formativos.
Até ao próximo dia 3 de Abril, vários profissionais do ponto de venda poderão receber conhecimentos e novos conteúdos sobre os produtos e tecnologias da Sony, nomeadamente nas áreas de Bravia, áudio, VAIO e imagem digital. As sessões decorrem em simultâneo, havendo quatro acções de formação no período da manhã e mais quatro no período da tarde, pelo que a empresa espera receber, até 3 de Abril, cerca de 600 colaboradores dos pontos de venda.
Mais do que acções de formação técnica, os conhecimentos que a Sony está a partilhar assentam no ponto de vista das necessidades do consumidor, como sublinhou, esta manhã, João Antunes, director comercial da empresa, nas boas-vindas aos parceiros. João Antunes aproveitou a presença de tantos profissionais para alertar ainda, tal como já o tinha feito no início de Março na Convenção de Agentes, para a necessidade de uma inteligente gestão dos stocks e de que as vendas dos produtos estejam associadas a alguma rentabilidade, o que passa pela “venda de experiências ao consumidor”, acrescentando valor a cada organização e aproveitando as oportunidades que o próprio mercado proporciona.
Precisamente durante a sessão dedicada aos BRAVIA, que contou com a presença de um formador internacional, destacou-se o enorme potencial de vendas do Blu-ray, pelo facto de que a maior parte dos consumidores ainda desconhecer que, para ter uma verdadeira experiência de alta definição, não necessita apenas de um televisor Full HD, mas também de um leitor Blu-ray e conteúdos em alta definição. Os estudos de mercado também confirmam este potencial e os dados Futuresource apresentados mostram que, em 2009, apenas cinco por cento dos discos vendidos serão Blu-ray. A Sony defende assim que o Blu-ray tem de ser promovido como a melhor forma de ver cinema em casa e que é necessário demonstrar em loja a qualidade superior destes conteúdos face ao DVD.
Outra das mensagens que a Sony está a passar à distribuição é que TDT não é sinónimo de alta definição, apesar de trazer uma melhor qualidade de imagens, pelo facto de ter menos interferências. Por outro lado, para receber as emissões de TDT, é necessário mais que um simples sintonizador DVB-T, mas sim um sintonizador DVB-T preparado para descodificar o formato MPEG4 AVC. Contudo, não faz sentido promover o MPEG4 a todos os consumidores porque nem todos terão necessidade de comprar um equipamento com esta capacidade. É o caso dos assinantes de cabo, assim como dos serviços Meo e Clix. Quem necessita são os consumidores que apenas recebem os quatro canais gratuitos via antena e estes representam também, segundo a Sony, um enorme potencial para a distribuição. São ainda 1,7 milhões os lares a quem faz sentido promover a venda de MPEG4.
Veja as imagens das Acções de formação Sony.