Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Volume de investimento em comércio em Portugal cai 75% em 2008
2009-03-26

Sendo um produto tipicamente forte no mercado nacional de transacções imobiliárias, os activos de retalho foram um dos mais afectados pela actual crise dos mercados financeiros internacionais, segundo a CB Richard Ellis.

De facto, a elevada concorrência ao nível da oferta em determinadas localidades do país, bem como os montantes de investimento exigidos para a concretização de transacções de unidades comerciais, por norma mais elevados, conduziram a uma diminuição significativa do volume de investimento em comércio, com cerca de 192 milhões de euros investidos no ano passado, o que representa uma quebra de 75 por cento em relação a 2007.

À semelhança do que se verificou na Europa, as transacções “cross-border” foram claramente dominantes na actividade de investimento em retalho nacional, com uma quota de cerca de 92 por cento do total do capital investido. De entre os negócios realizados, de destacar a aquisição de 50 por cento do Portimão Shopping Centre, a compra do Portimão Retail Center, a aquisição do Santarém Retail Park e a compra de dois portfólios de unidades de retalho alimentar, nomeadamente Feira Nova e Minipreço, através de duas operações de sale & leaseback.

Para os próximos tempos, tudo indica que o segmento de retalho continue a evidenciar os efeitos da retracção económica mundial, com a manutenção de um volume de investimento reduzido em unidades comerciais e uma ligeira subida das prime yields, no entanto, numa extensão menor do que a verificada em 2008.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos