A Seara.com, empresa do universo Avanport, conquistou 105 novos clientes durante o ano de 2008, tendo facturado 1,8 milhões de euros.
A grande vitória foi o crescimento alcançado na área dedicada a ferramentas Web, algo que se inseria nos objectivos delineados pela Seara.com para o ano passado. Produtos como o E.Life, o IdeaSystem e os serviços associados ao Google ganharam espaço e já representam uma fatia muito interessante do volume de negócios total.
Durante 2008, a empresa realizou também importantes investimentos, nomeadamente em ferramentas Microsoft, como é caso do Sharepoint, onde possui uma equipa altamente especializada. “A aposta constante na inovação e em tecnologias de última geração é imprescindível nesta área de negócio e determinante na conquista de novos clientes”, explica José Augusto Silva, director geral da Seara.com. A aposta tem sido ganha, como indicam as várias marcas que se juntaram ao portfólio da empresa no ano passado, Galp, Bertrand, Caixa Geral de Depósitos, Câmara Municipal de Lisboa, IKEA, Allgarve, Teatro São Luiz, Teatro Nacional de São Carlos, Círculo de Leitores, Companhia Nacional de Bailado, Grupo Pelicano, Câmara Municipal de Moura, ANAREC, Grupo Proef, entre muitas outras.
Destaque ainda para o E.Life, um serviço de monitorização do que é dito na blogosfera e comunidades virtuais, que já estar a ser utilizado por grandes multinacionais portuguesas. O IdeaSystem, um software de gestão de ideias destinadas a melhorar o funcionamento das organizações, teve também um grande crescimento, passando de 2.500 utilizadores, em 2007, para 11 mil utilizadores em 2008. De referir ainda que este produto já ultrapassou as fronteiras nacionais, tendo chamado a atenção de empresas estrangeiras, como é o caso da britânica JacobsRimmel, especializada em soluções para o sector das telecomunicações.
Para 2009, os objectivos são ambiciosos, uma vez que a Seara.com espera lançar-se no mercado espanhol. “Queremos continuar a crescer, nomeadamente ao nível das ferramentas Web, das tecnologias Microsoft based e na área de web marketing”, avança ainda José Augusto Silva. Neste caso, a empresa vai investir no desenvolvimento de produtos que permitam aos clientes comunicar para os seus públicos-alvo, para além do desenvolvimento do Search Marketing, optimização dos resultados naturais e campanhas com Google AdWords e Sapo. O director geral da empresa aposta nas competências criativas demonstradas pela Seara.com, que inclusive foi distinguida em 2008 com uma Menção Honrosa nos “Webby Awards”, através do trabalho realizado com o site da Fundação de Serralves.