As etiquetas de radiofrequência da Checkpoint Systems estão em conformidade com a directiva RoHS da União Europeia, que limita o uso de substâncias perigosas para a saúde pública e para o ambiente nos equipamentos eléctricos ou electrónicos.
Paulo Borges, Country Manager da Checkpoint Systems Portugal, refere que “é política da nossa empresa desenvolver soluções que não prejudiquem o ambiente, de forma a preservar os recursos existentes para as gerações futuras. A inovação tecnológica é compatível com o desenvolvimento sustentável. Portanto, no fabrico de qualquer uma das nossas soluções, utilizamos equipamentos e técnicas operativas que assegurem o cumprimento da legislação e dos regulamentos ambientais nacionais e internacionais.”
Cumprindo a norma comunitária RoHS, as etiquetas de radiofrequência da Checkpoint não contêm substâncias tóxicas. São constituídas por papel, adesivo, alumínio e uma folha metálica de polipropileno.
Em vigor desde o dia 1 de Julho, em todos os Estados-membros da União Europeia, esta directiva impõe a substituição de metais pesados, como o chumbo, o mercúrio, o crómio hexavalente e o cádmio utilizados nos equipamentos, por substâncias complementares, com efeitos menos nocivos para o meio envolvente.