Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
Volume de activos de imobiliário comercial em Portugal cai 60% em 2008
2009-03-05

Em Portugal, o volume de activos imobiliários transaccionados em 2008 ficou pouco acima de 500 milhões de euros, representando uma quebra de mais de 60 por cento face a 2007, segundo a consultora consultora imobiliária global Cushman & Wakefield (C&W).

Apenas 36 por cento do volume total de investimento foi transaccionado no segundo semestre do ano, contrariando a tendência deste mercado que, em média. fecha nos últimos seis meses do ano entre 60 a 70 por cento das transacções. Este facto confirma a dualidade que se verificou no mercado de investimento em 2008, com um primeiro semestre activo e uma segunda metade de ano praticamente deserta de transacções.

Os valores de mercado sofreram inevitavelmente um impacto negativo na segunda metade de 2008. Face aos valores de fecho de ano de 2007, os yields de mercado reflectiram no final de ano uma subida de 75 pontos base, em escritórios e centros comerciais, e 100 pontos base em retail parks e industrial. “E esta correcção vai continuar, com Portugal a pagar um prémio de risco por ser um mercado satélite, com pouca actividade local e alguma falta de ‘qualidade’ dos contratos de arrendamento” conclui Luís Rocha Antunes, “partner” e director do departamento de investimento da Cushman & Wakefield em Portugal.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos