A Arsys, empresa de registo de domínios e alojamento Web, lançou o primeiro serviço do mercado português para solicitar os novos domínios .tel.
Esta extensão junta num único ponto digital todas as formas possíveis de contacto (telefone, fax, morada postal e correio electrónico, entre outros) e sua informação fica acessível a partir de qualquer dispositivo com ligação à Internet.
Os domínios .tel ficarão disponíveis para os proprietários de marcas registadas daqui a um mês e para todos os internautas a partir de Março do próximo ano. Os internautas já podem solicitar esta nova extensão graças ao serviço Reserva de domínio .tel, da Arsys. Estes pedidos são incorporados num sistema automatizado e, quando o utilizador pede o registo, são transmitidos de uma forma automática e com todas as garantias técnicas à Telnic, autoridade máxima em matéria de domínios .tel.
Para Helena Garcia, responsável da arsys.pt, o mercado “necessitava um directório mundial devido à proliferação de ferramentas de comunicação. Com o .tel, não é necessário registar e ter vários telefones e correios electrónicos, é preciso apenas uma direcção de Internet”.
Segundo Kash Mahdavi, conselheiro delegado da Telnic, este novo domínio “vai mudar a forma como comunicamos e interagimos e terá resultados bastante práticos no contacto com qualquer empresa”. Por este motivo, “foram definidas fases graduais de registo, de forma a proteger os direitos das denominações comerciais antes do seu lançamento", sublinhou o mesmo.
O novo domínio .tel é tecnicamente revolucionário. Não necessita um serviço de alojamento tradicional, como outras extensões, já que é o primeiro domínio que armazena a informação no próprio Sistema de Nomes de Domínio. Graças à convergência tecnológica, está previsto que cada dispositivo seleccione a forma de comunicação mais eficaz para o utilizador.