Iniciativa da Confederação de Comércio e Serviços de Portugal e da Escola de Comércio de Lisboa premeia “O melhor do Comércio”
O Prémio Mercúrio – O Melhor do Comércio foi apresentado no passado dia 19 de Setembro no ISG – Instituto Superior.
Iniciativa conjunta da CCP - Confederação de Comércio e Serviços de Portugal e da ECL – Escola de Comércio de Lisboa, este prémio visa dignificar as profissões de comércio e premiar o que de melhor se faz neste sector.
Carlos Vieira, administrador da Ensinus, presidiu à sessão de apresentação, ladeado por Joaquim Ferreira do Amaral, Mário Lobo, director-geral das Actividades Económicas, em representação do Secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor, João Vieira Lopes, vice-presidente da CCP, e Piedade Redondo Pereira, directora da ECL. Alexandre Silva foi o anfitrião do evento.
O Prémio Mercúrio distinguirá pessoas e empresas, pela sua prestação no decurso de 2008, nas categorias Prémios Mercúrio Empresas (Lojas com História; Comércio Alimentar; Comércio Não Alimentar; Comércio Online e Novos Conceitos), Prémios Mercúrio Personalidades (Formação & Carreira Profissional; Jovem Empresário e Personalidade do Ano) e Prémio Mercúrio Prestígio.
As candidaturas podem ser efectuadas de Outubro a 31 de Janeiro. O regulamento está disponível no site www.premiomercurio.pt.
As candidaturas serão submetidas a uma comissão de pré-selecção, que integra o ISG – Instituto Superior de Gestão e o INP – Instituto de Novas Profissões, CCP e ECL, cabendo a decisão final a um júri, presidido por Joaquim Ferreira do Amaral.
Na apresentação do Prémio Mercúrio, Ferreira do Amaral manifestou-se honrado e satisfeito pelo convite da CCP e da ECL, para que se associasse a esta iniciativa. “O comércio não é só um sector estratégico, faz parte da nossa nacionalidade. Fomos historicamente responsáveis pela globalização primeira do comércio”, referiu. Para o ex-ministro, este sector é “importante referência social no nosso país, porque os espaços de comércio foram e em algumas áreas continuam a ser espaços de discussão da coisa pública, o que lhe imputa grande responsabilidade”. Acrescentou que o comércio é “um dos sectores mais afectados e revolucionados nas últimas décadas, quer pela mudança registada ao nível dos perfis de cliente, quer pela evolução das técnicas de venda, quer ainda pelas alterações registadas ao nível da concorrência”.
Na sua intervenção, João Vieira Lopes denunciou a tendência que existe para o desprezo do comércio, não obstante o elevado número de trabalhadores do sector, e apontou a necessidade de uma regulamentação mínima, que permita a convivência harmoniosa entre o comércio tradicional e as grandes superfícies. O vice-presidente da CCP fez ainda questão de referir a importância da qualificação dos empresários do sector, opinião reiterada depois por Mário Lobo, que felicitou a ECL e a CCP pela iniciativa do Prémio Mercúrio.
Para este prémio, foi constituída uma Comissão Executiva, que é composta por Cristina Iglésias da Costa (ILC), Fernando Ramirez (Évoracor), Gustavo Brito (Paris Sete), Isabel Quintino (Quimar), Jaime Regojo (Grupo Regojo), João Vieira Lopes (CCP), Jorge Aguiar (BMW Portugal), José Ferreira de Matos (Instanta), Lourenço Silveira (GCT), Maria João Bahia (MARIA JOÃO BAHIA), Pedro Miguel Costa (Loja das Meias), Rui Miguel Nabeiro (Delta-Cafés), Pedro Feist (Concentra), Pedro Pulido Valente (Horto do Campo Grande), Piedade Redondo Pereira (Escola de Comércio de Lisboa), Ronald Brodheim (Grupo Brodheim) e Vasco de Mello (UACS).
A CCP, a ECL, o INP e o ISG integram a comissão de pré-selecção e o júri. Para além de Joaquim Ferreira do Amaral (presidente), integra ainda, João Vieira Lopes (CCP), José Ferreira de Matos (comissão executiva), Pedro Feist (comissão executiva), Piedade Redondo Pereira (ECL), um jornalista e um representante da DECO.
A Gala de entrega dos Prémios Mercúrio, em que serão revelados os vencedores e atribuídos os respectivos troféus, está agendada para Maio de 2009, em Lisboa. Os premiados serão contemplados com um estatueta concebida pela designer de jóias Maria João Bahia e diplomas emitidos pela CCP e pela ECL.