A LG Electronics (LG) prevê atingir vendas de 20 milhões de dólares em 2010, o equivalente a um crescimento total de 30 por cento, e triplicar a sua produtividade. Estes foram alguns dos objectivos anunciados durante a IFA 2008, que encerrou a 3 de Setembro, em Berlim. As metas reveladas visam reforçar o estatuto de liderança da marca.
“A concorrência intensificou-se desde que a indústria dos televisores de ecrã plano atingiu a plena maturidade”, afirmou Simon Kang, presidente e CEO da LG Electronics Digital Display, durante uma conferência de imprensa que decorreu na IFA. “No entanto, estamos confiantes que incidindo nas actividades de marketing e reforço dos nossos produtos, que traduzem a perfeita harmonia entre o design e a tecnologia, vamos distanciar-nos dos nossos concorrentes”.
Apesar da concorrência e do abrandamento económico a nível global, a LG demonstrou um substancial crescimento das vendas no primeiro semestre de 2008, com o volume de vendas dos televisores LCD a crescer 100 por cento face ao mesmo período do ano passado e as televisões PDP da LG a registar um acréscimo de 45 por cento.
Também em Portugal, os objectivos de médio prazo são ambiciosos. Segundo Artur Miranda, Consumer Electronics Director, “a LG em Portugal pretende aumentar significativamente o seu volume de negócios, de forma a posicionar a LG Electronics como um dos três maiores ‘players’ no nosso mercado e a elevar o nível de reconhecimento da LG enquanto marca Premium, inovadora no seu design e nas funcionalidades que as tecnologias trazem aos consumidores.”
A estratégia traçada para alcançar os objectivos globais da LG assenta em quatro vectores, nomeadamente o respeito pela imagem de uma marca Premium, o aumento do retorno sobre o capital investido, a criação de produtos líderes e a expansão dos negócios em carteira.
A LG estabeleceu-se como uma marca Premium através de um enfoque sistemático em acções de marketing que trouxeram aos seus produtos um equilíbrio entre o design elegante e a tecnologia inteligente. O marketing é, aliás, uma das áreas em que a LG continua a reforçar a sua aposta e onde vai investir 500 milhões de dólares até 2010. A maior parte do orçamento incidirá sobre as regiões da América do Norte, América Central e do Sul, Europa, China, Médio Oriente, África e SIC.
A LG tenciona igualmente reforçar as suas parcerias com distribuidores Premium e centralizar as suas actividades de marketing da marca nos mercados desenvolvidos, como a América do Norte e Europa.
O outsourcing, a produção de tecnologia inovadora e a criação de um avançado sistema de gestão da cadeia de distribuição são três das soluções definidas pela LG para maximizar o retorno dos seus investimentos. A empresa quer alocar os seus próprios talentos e recursos humanos às áreas de maior valor acrescentado, aplicando estratégias de outsourcing em áreas que trarão uma maior vantagem competitiva em termos de custos.
Paralelamente, a introdução de um sistema de produção celular LG, que permitirá adequar de uma forma ágil e eficaz o fabrico às quantidades (elevados volumes de alguns produtos ou pequenas quantidades de outros) vai ajudar a empresa a triplicar a sua produtividade em dois anos. No que se refere ao avançado sistema global de gestão da cadeia de abastecimento, a LG vai controlar a sua oferta em tempo real e melhorar a ‘traçabilidade’ dos seus produtos, do abastecimento à distribuição.
Para garantir a liderança dos seus produtos, a LG está empenhada em criar produtos com valor diferenciado, estando previsto o investimento de mil milhões de dólares em pesquisa e desenvolvimento até 2010. A LG irá ainda diversificar o seu portfólio de produtos baseado na preferência dos consumidores e reforçar a sua rede de I&D (Inovação & Desenvolvimento). Além disso, a empresa vai reforçar o seu negócio no segmento empresarial, desenvolvendo novos modelos de negócio que se vão concentrar na venda dos produtos para uso em locais públicos, como hotéis e aeroportos, especialmente na América do Norte e Europa.
A LG TV em banda larga também é vista como um dos motores de crescimento no futuro. Em conjunto com os seus parceiros, a LG vai oferecer uma ampla gama de conteúdos directos para a televisão através da Internet, incluindo gráficos 3D de alta resolução e filmes.