INETI apresenta vantagens da Eficiência Energética nos Edifícios e um novo conceito para os edifícios do futuro
O INETI – Instituto Nacional de Engenharia, Tecnologia e Inovação, com a participação da ADENE – Agência para a Energia, apresentou uma visão do futuro, com mais eficiência energética nos edifícios.
O Plano Nacional de Acção para a Eficiência Energética (PNAEE), apresentado pela ADENE, consiste num conjunto alargado de doze programas de medidas que permitirão alavancar e suplantar as directivas já existentes relativas à eficiência energética na utilização final de energia e aos serviços energéticos. O objectivo é alcançar dez por cento de eficiência energética, até 2015, e mitigar o crescimento da factura energética em um por cento por ano.
“Living in the Future” foi o mote desta conferência de imprensa, introduzida por Teresa Ponce de Leão, presidente executiva do INETI. Hélder Gonçalves, investigador principal do departamento de Energias Renováveis do INETI, apresentou uma perspectiva sobre os edifícios do futuro, no conceito de uma estratégia denominada “ZEB Zero Energy Building”, onde os edifícios produzem, em termos energéticos, aquilo que consomem. A apresentação do Edifício Solar XXI do INETI serviu de exemplo desta estratégia e como condição de “Living Happy”.
Foi ainda apresentada a solução desenvolvida por duas empresas portuguesas, Sttei e ImaginarnaNET, com a colaboração do INETI, o Termobuild, que permite aos arquitectos, engenheiros e projectistas de edifícios efectuar a análise térmica dos mesmos, sem ser necessário recorrer a medições manuais, a partir directamente dos seus projectos efectuados em CAD. Este software permite a análise e verificação do nível de conformidade do edifício com o RCCTE, contribuindo deste modo para uma maior automatização do processo de certificação dos edifícios e para a consequente valorização ambiental dos mesmos.
A conferência terminou com uma visita ao Edifício Solar XXI, um edifício concebido pelo INETI, “toward a Zero Energy Concept”.