A AII (Agência de Inovação Industrial Francesa), presidida por Jean-Louis Betta, anunciou o apoio ao Projecto HOMES (Optimized housing and buildings for the control of energy and services) apresentado pela Schneider Electric.
O projecto HOMES irá causar uma mudança significativa na distribuição eléctrica e nos sistemas de controlo dos edifícios, quer para edifícios novos ou renovados como também para o sector residencial, garantindo que estes oferecem todas as funcionalidades necessárias para a gestão e optimização de energia. Desta forma, o projecto HOMES permitirá ganhos de energia que poderão ascender aos 20 por cento mantendo o compromisso da Schneider Electric em desenvolver estratégias de eficiência energética.
Criada em 2005 a pedido do presidente francês Jacques Chirac, a AII apoia programas de investigação e desenvolvimento ao nível da inovação, com o objectivo de aumentar a competitividade da indústria. O projecto HOMES foi seleccionado por responder aos critérios estipulados pela AII: produtos de alta tecnologia para mercados globais, elevado nível de inovação, um impacte extremamente positivo no sector da indústria Europeu e a capacidade de um grupo industrial liderar o projecto.
Representando um investimento superior a 80 milhões de euros, o HOMES define uma nova arquitectura para o controlo e distribuição de energia em edifícios, integrando inovadores sensores, controlos e tecnologias de energia, de forma a criar soluções que garantam uma maior eficiência energética. Será possível, por exemplo, controlar a utilização de energia relativamente à área de determinada zona do edifício, a qualidade do ar de determinada sala, iluminação ambiente, etc.
Mais informação em www.schneider-electric.com