Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Pesquisa da Lexmark revela desperdício de papel no local de trabalho
2006-06-07

Os trabalhadores europeus têm consciência do desperdício de papel impresso na sua empresa mas não se sentem responsáveis por esse desperdício. A conclusão é de um estudo conduzido pela Ipsos a 2.837 empregados de escritório da Europa, sobre as atitudes face ao desperdício de papel impresso, anunciado pela Lexmark em simultâneo com o lançamento da semana Verde Europeia.

Face aos 696 mil milhões de páginas impressas que são desperdiçadas anualmente na Europa, o estudo da Lexmark revela que três quartos (71%) dos empregados de escritório no continente europeu alegam estar a tomar medidas para reduzir os níveis de desperdício e apenas cinco por cento ainda acreditam que o desperdício das impressões não tem consequências financeiras nem ambientais.

Mais de metade (52%) dos empregados de escritório na Europa afirmam também que, nas empresas onde trabalham, muito papel é impresso inutilmente e um quarto (26%) dizem que não ter responsabilidade no desperdício.

O estudo mostra que um quinto (20%) dos empregados de escritório não sabe como reduzir os níveis de desperdício através de acções simples. Segundo Luis Barbot, director geral da Lexmark em Portugal, “ter equipamentos de escritório com duplex e educar as pessoas a imprimir em frente e verso levará a uma redução imediata da quantidade de papel impresso. Outra opção eficaz é a conversão de processos de movimentação de documentos impressos em processos digitais, área em que a Lexmark actua com o software Lexmark Document Solution Suite”.

Apesar de 94 por cento dos trabalhadores do sector terciário estarem conscientes do desperdício de papel, há uma discrepância entre ter consciência do problema e agir para o resolver. O trabalhador comum de escritório ainda imprime trinta e quatro páginas de papel por dia, das quais 17 por cento vão para o lixo, apesar da sua consciência sobre grande impacto financeiro e ambiental que este comportamento provoca. Este desperdício custa no mínimo 1,4 mil milhões de euros às empresas europeias. Em termos ambientais, este desperdício de papel impresso é o equivalente ao gasto de aproximadamente 10 mil milhões de KWH e mais de 655 mil toneladas de CO2, gerados inutilmente.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos