Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Grupo Jerónimo Martins adjudicou obras de 20,8 milhões de euros à DST
2007-07-25

A Domingos da Silva Teixeira (DST) executou a sétima obra no espaço de um ano para o grupo Jerónimo Martins, sendo que o montante global contratado para este conjunto ascendeu aos 20,8 milhões de euros.

As obras em causa foram o Feira Nova de Cerveira, Feira Nova de Santo Tirso, Feira Nova de Fafe, Feira Nova de Monção, Feira Nova da Trofa e os Pingos Doce de Vila das Aves e de Castelo da Maia.

A empresa bracarense de construção civil e obras públicas teve a seu cargo a movimentação geral de terras, estrutura em betão armado, estrutura metálica e serralharias diversas, carpintarias, geotecnia, pavimentações, arranjos exteriores, electricidade, AVAC, instalações hidráulicas e trabalhos diversos de construção civil. Trata-se de soluções turnkey que implicam a prospecção e venda de terrenos, execução de projectos, licenciamento, construção e obtenção de licença de utilização. “Este tipo de solução permite entrar em toda a cadeia de valor do negócio e fugir de modelos tradicionais de negócio com registo na resposta a publicações de concursos públicos. São propostas para clientes que não têm de ter especialistas em imobiliário e que preferem externalizar assuntos que não são do seu core base”, refere José Teixeira, CEO da DST.

Para cada hipermercado Feira Nova, o prazo entre a decisão da escolha do terreno à abertura das lojas foi em média de nove meses.

O Feira Nova da Trofa, cuja inauguração ocorreu ontem, dia 24 de Julho, foi adjudicado por 3,2 milhões de euros e implicou a construção de cinco espaços comerciais complementares ao hipermercado, incluindo uma loja de electrodomésticos, uma loja têxtil, uma cafetaria e duas pequenas lojas. A área total do terreno de 18.967 metros quadrados. Além destes espaços, foi também construída uma rotunda na EN 14.

O Pingo Doce de Castelo da Maia, o penúltimo a ser inaugurado, foi adjudicado por um valor global de cerca de dois milhões de euros, tendo implicado a construção de um novo arruamento que faz a ligação a uma avenida já existente e dá acesso directo à estrada nacional.

O Feira Nova de Fafe, obra orçada em 4,1 milhões de euros, teve como singularidade o trabalho de geotecnia ao nível da remodelação de terrenos e muros. Este projecto implicou também a construção de cinco espaços comerciais complementares ao hipermercado, incluindo uma loja de electrodomésticos, uma loja têxtil, uma cafetaria e ainda mais duas pequenas lojas, sendo a área total do terreno de 23.390 metros quadrados.

Quanto ao projecto do Feira Nova de Monção, adjudicado por 3,3 milhões de euros, foi composto por duas empreitadas, nomeadamente a criação da loja propriamente dita e a remodelação da Estrada Nacional 101, através da construção de duas rotundas e alteração da via de circulação. “São negócios sofisticados e para especialistas, mas trata-se de uma aposta nossa determinada. A DST continuará a procurar abastecer a sua carteira de encomendas fora dos circuitos onde os concorrentes são em número superior ao sustentável para criar valor”, salienta o CEO.

Refira-se também que, no final de 2006, foram inauguradas três obras, também elas construídas pela companhia, o hipermercado Feira Nova de Santo Tirso, obra que implicou a movimentação de 100 mil metros cúbicos de terras e que representou um encaixe financeiro de quatro milhões de euros, o Pingo Doce em Vila das Aves, obra no valor de 1,5 milhões de euros com a particularidade de possuir cinco mil metros quadrados de arranjos exteriores, dos quais 1.500 metros quadrados são de utilização pública, e o Feira Nova em Vila Nova de Cerveira, que representou um encaixe de 2,7 milhões de euros e traduziu-se na movimentação geral de terras, muros de contenção de terras, estrutura em betão armado, estrutura metálica e revestimentos, geotecnia, pavimentações, arranjos exteriores, alargamento de caminho municipal e execução de rotunda na estrada nacional EN 13.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos