Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
Comércio electrónico aumenta na Europa no Natal
2012-03-16

Segundo o mais recente estudo da consultora imobiliária global CBRE, os consumidores europeus optaram por fazer mais compras online no último Natal, enquanto as vendas globais no setor de retail se mantiveram inalteradas no mesmo período.

A análise anual da CBRE sobre as vendas de retail na Europa durante o mês de Dezembro revela que a actual crise da Zona Euro, a quebra de confiança dos consumidores e a ameaça de uma dupla recessão significaram que o comércio durante a época natalícia na Europa estivesse mais uma vez estável, registando-se um crescimento de apenas 0,1 por cento comparativamente ao período homólogo do ano anterior.

O crescimento das transacções de retail foi mais fraco na Zona Euro, com um decréscimo de 1,6 por cento em Dezembro, em comparação com o ano anterior, exprimindo o nervosismo dos consumidores nos Estados-Membros. Em contrapartida, na Rússia, os retalhistas beneficiaram de um período natalício bem-sucedido, com um acréscimo de 9,5 por cento nas transacções realizadas em Dezembro e de 16,1 por cento nas transacções realizadas nas duas últimas semanas do mês, com uma classe média emergente e um aumento do acesso ao crédito a desempenharem um papel cada vez mais relevante. Os retalhistas na Polónia também registaram um período de transações natalícias muito positivo, com uma subida de 8,6 por cento nas vendas globais, comparativamente ao período homólogo de 2010.

Em Dezembro, o volume de transações de retail no Reino Unido também ultrapassou as expectativas, registando um aumento de 2,6 por cento comparativamente ao período homólogo do ano anterior. Este foi um desempenho sólido, mas possivelmente previsível, considerando que as transações de Natal de 2010 foram influenciadas pelo clima (as baixas temperaturas foram precedidas por um Outono ameno que adiou as compras de vestuário para Dezembro), bem como pelos saldos antecipados e reduções de preços. Contudo, estas condições foram semelhantes em muitos outros países, sem que os mesmos tivessem apresentado resultados tão sólidos.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos