Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
Empresários e especialistas em comércio trabalham em conjunto para quebrar o bloqueio nas negociações sobre comércio internacional
2012-03-16

Líderes empresariais e especialistas reuniram-se em Genebra para a primeira conferência da CCI sobre a Agenda do Comércio Mundial, uma iniciativa da Câmara de Comércio Internacional (CCI) para assegurar que as empresas actuam em conjunto com os governos nacionais para tornar as negociações comerciais mais eficazes.

Participaram no evento mais de 70 especialistas, incluindo CEO’s, administradores executivos e representantes de organizações empresariais, em conjunto com o director geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Pascal Lamy.

Os participantes começaram por definir os elementos da agenda do comércio mundial, entre os quais se destaca o desejo colectivo das empresas de desbloquear as negociações globais. Os líderes empresariais envolvidos pretendem não apenas definir as prioridades das empresas nestas negociações multilaterais, mas também ajudar os governos a definir uma agenda de política comercial para o século XXI, que contribua para o crescimento económico e a criação de emprego. "É fundamental que os governos trabalhem directamente com as empresas para encontrar respostas para a crise económica actual", disse o presidente da ICC, Gerard Worms. "A abertura do comércio e do investimento representa um estímulo à economia global e daria às empresas um sinal claro de que os governos não irão recorrer ao proteccionismo".

Pela primeira vez em 60 anos, o processo de negociação multilateral está parado e dez anos depois a Agenda de Doha para o Desenvolvimento chegou a um impasse. "O mundo empresarial está especialmente preocupado com a ameaça do proteccionismo crescente nas maiores economias mundiais. Durante esta crise económica, os governos deveriam abrir os mercados para estimular as suas economias, em vez de levantar barreiras ao comércio ", disse o secretário-geral da ICC, Jean-Guy.

A CCI lançou, em Dezembro de 2011, a Agenda para o Comércio Mundial na Conferência Ministerial da OMC em Genebra, atendendo ao pedido dos líderes do G20, na recente Cimeira de Cannes, de se criarem novas abordagens para as negociações comerciais. A CCI recebeu o apoio da OMC no sentido de envolver as empresas na elaboração e divulgação de recomendações que possam fazer avançar as negociações globais.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos