A Vulcano formalizou um protocolo de cooperação com a Escola Profissional de Rio Maior, que vigorará nos próximos três anos.
Esta parceria inclui a instalação de um sistema solar térmico para aquecimento de águas sanitárias na escola, que servirá de objecto de estudo para as oficinas e ainda permitirá o aquecimento de águas dos balneários e cantina da escola, através de energia solar.
Para assinalar o protocolo, a Vulcano foi convidada a estar presente nas XVIII Jornadas Profissionais, promovidas anualmente pela escola, onde deu a conhecer aos futuros profissionais as vantagens da energia solar térmica para uma construção mais sustentável, bem como o impacto das energias renováveis na redução dos consumos energéticos para aquecimento de águas e, logo, na garantia de maior eficiência energética dos edifícios. Para Nadi Batalha, coordenadora de marketing da Vulcano, “as energias renováveis são o futuro e é importante apostar na educação e formação dos futuros profissionais, sensibilizando-os para os benefícios das energias limpas e inesgotáveis, ao nível da eficiência energética e protecção do meio ambiente. Com esta visão, a Vulcano tem vindo a promover várias parcerias com instituições escolares e académicas, como a EPRM e o ISEL, dinamizando a partilha de conhecimento e a investigação nesta área.”
Através desta iniciativa, as oficinas dos cursos de Energias Renováveis irão ter oportunidade de conhecer de perto estas soluções mais amigas do ambiente e de realizar testes e experiências com estes equipamentos. Paralelamente, o sistema instalado na “Ilha Ecológica” irá permitir que a água quente necessária para os balneários e cantina da escola seja assegurada através da captação de energia solar, uma energia limpa, gratuita e inesgotável. Desta forma, a escola irá reduzir o consumo de gás necessário ao aquecimento de água e assim contribuir para a preservação do meio ambiente.