Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
92% consideram a disponibilização de um serviço de assistência técnica como decisivo para a compra
2011-01-06

De acordo com o estudo “Assistência Técnica: O Real Valor do Apoio Pós-Venda”, levada a cabo junto do canal de parceiros da OKI em Portugal, num total estimado de 200 empresas, 92 por cento dos inquiridos consideram a disponibilização de um serviço de assistência técnica como decisivo para a compra.

“A assistência técnica sempre foi um factor de peso nas transacções comerciais no mercado de impressão, no entanto, tem ganho peso à medida que as empresas ponderam mais os seus investimentos e renovações do parque informático. O estudo que realizámos em Portugal prova isso mesmo, mostrando que os parceiros e clientes estão a olhar cada vez mais para a qualidade do pós-venda de forma a precaverem os seus investimentos, assegurando o mínimo tempo de interrupção na utilização dos seus equipamentos de impressão”, apontou Hugo Ramos, director de Serviços e Suporte da OKI em Portugal.

A maioria dos inquiridos (52%) apontou o bom serviço de assistência técnica como um factor importante na decisão de compra. Perto deste valor estão os 40 por cento de participantes que apontaram a qualidade de assistência técnica como um factor decisivo para a compra. Juntos, são 92 por cento os inquiridos que referem que a disponibilização permanente de um serviço de assistência como factor crucial para o bom desempenho das vendas.

Apesar de 42 por cento dos inquiridos considerarem imprescindível a assistência técnica à distância de um telefonema, ocupando assim a segunda posição na lista de meios de suporte pós-venda, a presença e relacionamento “one-to-one” continua a ser o método preferencial, com 53 por cento dos inquiridos apontando como a mais importante de todas as vertentes tipicamente disponibilizadas. A estas duas seguem-se os contactos online, como o terceiro método mais importante, e o apoio técnico via e-mail, que é encarado pela Comunidade OKI como o menos importante, tendo reunido 38 por cento dos votos.

Utilizando como referência as soluções de apoio técnico online da OKI, nomeadamente o portal Oki Service, a capacidade de aceder à Área Técnica, uma zona que inclui informações técnicas sobre as impressoras é o factor mais importante na consulta. Cerca de 57 por cento dos inquiridos destacaram esta como a secção que mais visitam num portal de suporte. Esta opção é seguida pela Consulta Técnica online, que reuniu 37 por cento dos votos. Na terceira posição surge a visualização do Estado de Avaria online, que reuniu 29 por cento das votações. Como secção menos “importante” do portal surge a consulta do Mapa de Portugal com a Rede de Assistência Técnica Oficial da marca, que juntou 57 por cento dos votos com o nível 1.

Na sequência da crescente procura de programas e soluções integradas de outsourcing de impressão, este estudo realça também a importância assumida pela inclusão de serviços de assistência técnica nos contratos pelos parceiros de negócio, com 87 por cento das respostas a sublinharem a elevada importância do mesmo.

Com o estudo foi ainda qualificada a qualidade da assistência técnica da OKI, tendo 66 por cento dos inquiridos optado pelas duas melhores qualificações presentes. 29 por cento referem que a assistência técnica da OKI é “Excelente” e 37 por cento consideram-na “Muito Boa”.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos