Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Lisboa ocupa a 30.ª posição da liga europeia das localizações de retalho
2009-07-08

Lisboa ocupa o 30.º lugar dos European Retail Centre Rankings 2009, uma classificação lançada pela Jones Lang LaSalle e a Experian que, pela primeira vez, reflecte a relação entre o consumo nas cidades europeias e as rendas prime de retalho.

Os novos rankings foram traçados para fornecer aos investidores, promotores e retalhistas uma ferramenta essencial na identificação das melhores oportunidades de localização de retalho na Europa. A análise combinada das duas variáveis permite, ao estudar o potencial de uma cidade em termos de retalho, perceber a qualidade do consumo desta e os níveis de retorno que os retalhistas podem obter.

De acordo com Manuel Puig, director geral da Jones Lang LaSalle Portugal, a posição “reflecte as dificuldades que os operadores de retalho têm vindo a encontrar para implantar as suas lojas nos principais eixos comerciais da cidade. Com a nova lei do arrendamento e o retorno da apetência dos operadores para se implementarem no ‘down town’, antevemos um potencial interessante que fará com Lisboa venha a subir posições neste ranking”.

Londres e Paris, que ocupam a primeira e segunda posições nos rankings em termos de consumo, registam algumas das rendas prime mais elevadas. Itália, Alemanha e Espanha apresentam duas localizações de retalho cada no top 10, enquanto Moscovo é a única cidade da Europa Central e de Leste a constar nesses dez primeiros lugares. Roma, no terceiro lugar, supera Milão como a principal localização italiana, graças à sua importância como destino turístico e à relativa falta de concorrência face à sua oferta comercial de rua. Em ambas as cidades, as rendas para as unidades super-prime podem alcançar níveis equiparáveis com as rendas habitualmente registadas em Paris e Londres, apesar do seu nível médio de rendas ser bastante inferior.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos