Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Auchan recebe prémio “Igualdade é Qualidade”
2009-03-16

A Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE) atribui hoje, dia 16 de Março, ao Grupo Auchan o Prémio “Igualdade é Qualidade”. A cerimónia decorreu na loja de Alfragide e contou com a presença de José Vieira da Silva, ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, de Jorge Lacão, secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, e de Eduardo Igrejas, presidente do Grupo Auchan Portugal,.

Trata-se de uma distinção que tem como objectivo estratégico combater a discriminação e promover a igualdade entre mulheres e homens no trabalho, no emprego e na formação profissional, bem como a conciliação da vida pessoal e familiar com a actividade profissional.

Reconhecido como exemplo de boas práticas, o Grupo Auchan tornou-se, em 2006, a primeira empresa do sector da distribuição, a nível nacional, e a segunda, a nível mundial, a obter a Certificação em Responsabilidade Social (SA 8000). Emprega 7.979 pessoas, das quais 66 por cento são mulheres e 34 por cento são homens, sendo perto de 80 por cento dos respectivos contratos sem termo, com uma maior proporção do sexo feminino. O Grupo Auchan integra o princípio da igualdade de género no Código de Ética Comercial e no Código de Conduta Interno, o que garante o compromisso de fornecedores e colaboradores na defesa deste princípio.

A política de não discriminação entre mulheres e homens passa, desde logo, pelo processo de recrutamento e selecção. Além da não discriminação na contratação, a atribuição de funções também não é discriminatória, verificando-se um crescente número de mulheres e homens em profissões tradicionalmente associadas ao género contrário (segurança, logística, caixas, peixaria, talho).

A forte aposta na formação constitui um dos instrumentos para atingir maior equilíbrio em cargos de direcção, de que é exemplo o projecto de formação de jovens potenciais “Under 35”, com um conjunto de participantes de ambos os sexos, em paridade. O Grupo Auchan assume o compromisso de, em 2010, ter 40 por cento dos cargos de direcção ocupados por mulheres (55 por cento do total dos seus quadros). A empresa promove ainda diversas medidas para a conciliação entre a vida pessoal, familiar e profissional, como a gestão flexível de horários entre casais. A Fundação Pão de Açúcar-Auchan concede apoios financeiros para custear serviços de ocupação de tempos livres, jardins-de-infância, creches e colónias de férias, bem como bolsas de estudo a filhos/as de trabalhadores em situação económica mais desfavorecida.

Tendo em conta as dificuldades de conciliação entre o trabalho e a família causadas pelos horários de funcionamento da actividade, o grupo vai também abrir, até 2011, cinco creches e jardins-de-infância nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto, com horários de abertura alargados (das 7 às 24 horas), 362 dias por ano. Estes equipamentos vão estar abertos a crianças da comunidade local.

Desde finais de 2008, no sentido de reforçar a importância da igualdade de género na sua cultura organizacional, o Grupo Auchan, com o apoio do QREN/POPH, tem vindo a adoptar um Plano de Igualdade de Género nas lojas da região de Lisboa, iniciativa a replicar no próximo ano em toda a empresa.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos