Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

“Geração da internet” continua a preferir adquirir produtos em lojas físicas
2015-09-18

Este é o resultado de um estudo desenvolvido pela GFK junto de jovens Alemães, sobre os seus hábitos de compra. Os dados analisados demonstram uma tendência positiva para as compras em lojas físicas, dados otimistas para os distribuidores. 74% dos inquiridos com idades entre os 16-21 anos têm a intenção de continuar a comprar produtos em lojas físicas.

Apesar dos dados de 74% estarem ligeiramente abaixo da fidelidade dos consumidores mais velhos, em que 81% dá preferência às lojas físicas, o futuro deste canal, para já. não parece ameaçado segundo os dados do inquérito GFK.

“Geração da internet” continua fiel às lojas, dando, no entanto, a prioridade vai para pesquisas em ambiente mobile

A pesquisa demonstra que, apesar dos jovens dos 16-21 anos estarem mais predispostos para a compra online, grande percentagem opta, em caso de compra online, por empresas com loja física (22%). Contrariamente, no escalão seguinte de idades (22-65 anos) 39% não valoriza este aspeto.

Na aquisição de produtos, os comportamentos também divergem, segundo o estudo divulgado, pelo que 65% dos compradores entre os 22 e os 65 anos pesquisam os itens na loja, antes da compra online, contrastando com os jovens de 16 aos 21 que dão preferência à pesquisa online antes da compra em loja.

Em relação aos equipamentos utilizados para estas pesquisas, o uso dos smartphones e tablets continua em crescimento.

Principais barreiras na compra online

Os custos de entrega são o aspeto mais referenciado no inquérito realizado aos jovens alemães. A segurança dos dados pessoais e de cartão de crédito é outro dos pontos apontados como principais barreiras à compra online. Em ambos os escalões de idades analisados o apoio ao cliente em loja, mesmo em artigos comprados online é um fator de importância, sendo que os consumidores dos 22-65 anos estão mais familiarizados com o omnicanal, sendo que 36% escolheria uma determinada loja pela oferta integrada online e offline.

Futuro das compras online

Todos os inquiridos consideram que o mercado online vai sofrer um crescimento importante nos próximos dois anos. No entanto os consumidores mais jovens referem a preferência por serviços personalizados de apoio ao cliente, na aquisição dos seus produtos na loja (35%), enquanto que os consumidores do escalão seguinte apontam a comodidade de receber os produtos em casa como o principal benefício da compra online (45%).

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos