Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Samsung revela hábitos dos lares Portugueses
2015-09-16

Liderança no costume de cozinhar em casa e número de equipamentos médio no lar são alguns dos principais resultados anunciados pela Samsung no âmbito do seu projeto “Techonomic index”. O estudo desenvolvido pela marca sul coreana permite a identificação da forma como as pessoas abordam e usam a tecnologia e tem por base um inquérito online realizado a 18.000 pessoas em 18 países europeus.

“Techonomic index” é o ponto de partida para a análise de dados que permitem um maior conhecimento das necessidades dos consumidores e de novos produtos. A edição de 2015 aborda os resultados dos inquéritos online realizados a cidadãos da Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Dinamarca, Espanha, Finlândia, Grécia, Itália, Holanda, Hungria, Noruega, Polónia, Portugal, Suécia, Suíça, Reino Unido e Roménia.

Este é o maior estudo de sempre promovido pela Samsung e revela que a tecnologia está a apoiar o renascimento de uma vida doméstica mais rica, afirma a marca em comunicado enviado à Revismarket.

Pela análise realizada aos hábitos europeus, onde o domícilio é, cada vez mais, o ponto agregador de trabalho, estudo e entretenimento, Portugal encontra-se na linha da frente em diversos aspetos da utilização do domícilio tais como o número médio de equipamentos em casa e a liderança no hábito de cozinhar em casa.

Portugueses são os que mais cozinham em casa

Sendo o lar o ponto agregador para todo o universo cultural, permitindo trabalho, estudo e entretenimento, o “Techonomic index”, o maior estudo de sempre promovido pela Samsung, demonstra que cada vez mais a tecnologia está a ser adoptada nas casas portuguesas, sendo já o nosso país líder do número de equipamentos, com 21, face à média europeia de 19.

A utilização diária destes equipamentos domésticos representa cerca de 16h, assistindo-se, segundo refere Inês Costa, Consumer and Marketing Insights da Samsung Portugal, “a um período de mudanças sem precedentes” onde “conseguimos explorar o mundo, educar-nos e enriquecer as nossas experiências de vida, e tudo dentro das nossas casas.”

A paixão pela gastronomia dos portugueses é reforçada pelos dados relativos à frequência com que cozinham em casa, onde o nosso país aparece em primeiro lugar (28.72 vezes por mês), seguindo-se a Finlândia e a Espanha.

Quanto à utilização dos equipamentos quase todos utilizam um eletrodoméstico de limpeza ou de cozinha pelo menos uma vez por semana (98% e 99%).

Televisão e comunicações móveis em 99% dos lares Portugueses

As televisões assumem um papel principal nos lares Portugueses, acompanhados pelos smartphones e tablets que se apresentam, cada vez mais como uma necessidade.

Portugal tem praticamente total penetração no que respeita a telemóveis e TV’s (99%) nas famílias portuguesas, tendo cada casa, em média, 2 televisões e pelo menos 1 tablet. Por sus vez, 96% dos Portugueses afirma não conseguir passar um dia sem o seu telemóvel e 95% sem televisão.

No que respeita à utilização de telemóveis, a média é de 1 hora e 24 minutos e quando falamos em televisões o tempo aumenta para as 3 horas e 12 minutos.

O estudo revela, ainda, que operações realizadas com maior regularidade nos telemóveis são a troca de SMS (89%), acesso ao email (81%) e acesso às redes sociais (77%). Se tivermos em consideração o uso de tablets, as operações mais frequentes passam a ser o acesso ao email (82%), o acesso a redes sociais (75%) e os motores de busca (63%).

Portugal é o país europeu com a maior taxa de streaming (transmissão em direto) de vídeo e música

“Techonomic index”, o maior estudo de sempre promovido pela Samsung, revela que os Portugueses são os que possuem maior taxa de conteúdos em streaming de vídeo e música. Os dados do estudo relevam que os Portugueses preferem conteúdos de entretenimento, seja um novo episódio do seu programa favorito, o último vídeo clip ou o livro lançado recentemente.

82% dos Portugueses assistiram a conteúdos online de televisão, vídeo ou filmes (versus 72% na Europa), 78% fizeram streaming (transmissão em direto) de conteúdos de música (versus 66% na Europa) e 66% dos Portugueses acederam a revistas e livros digitais (versus 56% na Europa).

Portugal é, também, líder em termos de frequência semanal, com 30% de streaming de conteúdos de televisão, filmes ou vídeo (9% acima que a média Europeia), 21% de streaming de música, 38% de aplicações de jogos ou de entretenimento nos telemóveis ou tablets 39% de consumo de livros e revistas digitais.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos