Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

76% das empresas em Portugal não utilizam a analítica
2015-05-08

Um estudo desenvolvido pela PSE – Produtos e Serviços de Estatística - a 97 empresas em Portugal, revela que a analítica ainda continua a um nível rudimentar ou inexistente na gestão da manutenção de muitas empresas, apesar dos maiores investimentos tecnológicos.

As grandes conclusões deste estudo que envolveu 12 setores distintos, revela que 61% das empresas não dispõe de recursos com conhecimento e experiência analítica, 43% não dispõe de acesso a dados operacionais e 76% não desenvolve internamente iniciativas analíticas regulares, estruturadas e formais, o que representam lacunas significativas para uma manutenção de excelência.

O inquérito que envolveu 81 administradores/ diretores dos maiores grupos industriais em Portugal mostra que apenas 4% são experts na recolha e análise de informação e 39% tomam decisões com base em dados e análises. Por outro lado, a um nível de maturidade inferior, 35% admite já estar sensibilizado para a necessidade de adotar uma estratégia analítica e 22% possui uma análise de informação pouco desenvolvida ou inexistente.

Apesar de ainda se encontrar numa fase elementar em muitas empresas, o reconhecimento da importância da análise de dados para uma Manutenção Inteligente é indicado por 77% dos inquiridos, ou seja, praticamente transversal a todas as organizações. 65% acredita que as decisões devem ser fundamentadas em dados e informação e 48% têm como próximas prioridades definir objetivos e uma performance orientada pela análise.

Quando questionados sobre as áreas análise de dados e informação que já dispõem dentro das empresas, a grande maioria das respostas recai sobre Sistemas de Gestão de Manutenção. Por outro lado, as menos utilizadas quer pelos “leaders” como pelos “underperformers” da análise de informação, foram os Sistemas de Scada e Alarmísticas, o Data Warehouse e os Sistemas de Análises de Dados.

Segundo Nuno Santos, director de consultoria da PSE, “As empresas reconhecem de forma clara a importância da análise de informação para uma manutenção inteligente. As empresas com melhor performance são as que tomam decisões com base em dados e análise em oposição às que confiam na experiência e na intuição. Apesar disso, Portugal mostra ainda um baixo nível de maturidade na utilização da análise avançada na gestão da Manutenção. A falta de ferramentas de análise, de conhecimentos internos, em conjunto com uma cultura organizacional resistente à mudança, são as principais barreiras à adopção de uma Manutenção Inteligente e de novas práticas de gestão nas organizações.”


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos