Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Mais de 36% das empresas espanholas ainda não utilizam a web
2015-03-09

Um inquérito realizado pela Nominalia revela que 36,20% das empresas espanholas carecem ainda de uma presença online, apesar de 22,41% serem proprietários de um ou mais domínios online ainda por desenvolver. Este mesmo estudo revela ainda que 89,6% dos internautas espanhóis considera fundamental que uma empresa tenha presença na web, mesmo que seja apenas por uma questão de imagem e confiança. O estudo da Nominalia revela também que 75,70% dos consumidores online espanhóis valorizarem as extensões específicas de domínio (.shop, .moda, etc.) mas 57,29% das empresas considera que estas extensões não tornam os seus domínios mais atrativos.

Esta discrepância entre os comportamentos dos consumidores e marcas estende-se também ao e-commerce com 86% dos internautas a revelar que realizam compras online com frequência e 23,5% de forma muito habitual mas apenas 6,47% das empresas espanholas contam com sites preparados para o comércio eletrónico. Não é portanto de estranhar que 72,10% dos consumidores inquiridos reconheça que realiza compras online em sites estrangeiros.

As divergências reveladas por este estudo estendem-se também à própria conceção do site, com as empresas a privilegiar a funcionalidade e o design atrativo, esquecendo a segurança que é um dos critérios mais valorizados pelos consumidores online, procurando sobretudo páginas com distintivo de segurança (https://www) ou o selo de Confiança Online. No caso concreto das compras online, a disponibilização do serviço Paypal é um fator chave para mais de 75% dos internautas espanhóis.

O único aspeto em que as empresas e os utilizadores parecem estar em sintonia é no reconhecimento de que o computador é ainda a plataforma mais utilizada e preferida pelos consumidores online espanhóis. Mas segundo a revista online Alimarket, mesmo esta realidade poderá não durar muito tempo tendo em conta um estudo realizado pela Paypal que revela que o comércio através de dispositivos móveis, em Espanha, crescerá cerca de 48%, em 2015, e 49,21% das empresas espanholas afirmam ainda não ter uma presença web preparada para o comércio móvel.

O country Manager Espanha da Nominalia, David Costa, explica que este estudo revela que o problema de base é sobretudo “o desconhecimento das empresas espanholas sobre os seus potencias clientes”. As empresas em Espanha ainda vêm a sua presença online sobretudo como um meio de melhorar a visibilidade (45,41%), imagem (27,57%) ou posicionamento (16,22%) mas apenas 5,95% vêm a sua presença online como um meio de potenciar vendas de forma direta.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos