Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB


Indesit Company quer a liderança do mercado nacional de electrodomésticos
2013-04-22

A Indesit Company apresentou oficialmente, no passado dia 18 de Abril, o seu "line-up" de electrodomésticos para 2013, no hotel The Oitavos, no Guincho. Aproximadamente 150 convidados, entre parceiros de negócios e jornalistas, marcaram presença neste evento e puderam ver os trunfos das marcas Hotpoint e Indesit. Novos produtos e tecnologias inovadoras que municiam uma estratégia de ataque à liderança do mercado nacional de electrodomésticos.

As novidades apresentadas incluem a nova plataforma de loiça da Hotpoint, uma gama concebida com base no estudo do que os consumidores esperam deste tipo de produtos e que propõe três grandes soluções para satisfazer estas necessidades: a lavagem localizada (Zone Wash), através da inclusão de um terceiro cesto; o sistema Active Oxygen, herdado da gama de frio e que ajuda a prevenir os odores e a contaminação; e o Flexiload, para auxiliar na gestão do espaço interior destas máquinas, que atingem agora a capacidade máxima de 15 conjuntos de talheres.

O grande lançamento de 2013 pertence, no entanto, à Indesit, que renovou totalmente a sua gama de roupa. Também com base no estudo das expectativas dos consumidores, a Indesit concebeu a Innex, uma linha que eleva a facilidade de utilização e a compreensão intuitiva do funcionamento da máquina para um novo patamar. Graças ao botão “Push & Wash”, os novos modelos da gama Innex são fáceis de usar, mesmo por quem está pouco habituado à tarefa de lavar a roupa. Basta premir este botão azul durante dois segundos e a máquina inicia um programa misto de algodão e sintéticos que é, precisamente, o mais usado pelas famílias europeias. “Valorizamos o 'feedback' dos nossos clientes para que possamos responder da melhor forma às suas necessidades. A nossa capacidade de diferenciação reside, em grande medida, na forma como interpretamos os ‘insights’ fornecidos pelos consumidores e os incorporamos em cada produto que desenvolvemos”, sublinha Cláudia Resende, gestora de produto de livre instalação da Indesit e da Hotpoint.

O programa activado pelo botão “Push & Wash”, com uma duração de 50 minutos, vem responder ainda a uma outra necessidade identificada pelos consumidores, a da poupança de recursos, ao assegurar mais de 50 por cento de economia de energia por cada quilograma de roupa. Esta gama obteve uma classificação energética de A-30%, uma estreia nas máquinas de roupa da marca italiana.

Em termos de conforto de utilização, os modelos Innex caracterizam-se por apresentar o maior óculo do mercado, com 48,5 centímetros de diâmetro externo – ainda maior que os da gama Aqualtis da Hotpoint -, o que facilita e muito a tarefa de carregar e de tirar a roupa da máquina. Os programas especiais dão também uma ajuda, com destaque para os três programas rápidos, incluindo um de nove minutos, que é, segundo a Indesit, o mais rápido do mercado, para o anti-odores, que está a ser patenteado pela Indesit Company, e para os de roupa escura e anti-alergias, ambos uma novidade na gama da Indesit.

De olhos postos na liderança do mercado

O foco do "line-up" Indesit Company para este ano reforça, assim, uma aposta na diferenciação, através de pormenores que resultam de um profundo estudo dos consumidores e do forte investimento que tem vindo a ser feito pelo grupo em I&D. Investimento, este, que, segundo Manuel Júnior, Marketing Manager para as marcas Indesit e Hotpoint, lhe permitiu propor ao mercado mais de 350 novos produtos nos últimos dois anos - uma taxa de renovação superior a 60 por cento - e uma redução para metade nos defeitos, o que se reflectiu numa poupança superior a 110 milhões de euros com os custos relacionados com a assistência técnica.

A fiabilidade dos produtos tem sido, de resto, a pedra de toque da empresa italiana, que tem também apostado na produção própria. Os exaustores que, anteriormente, eram comprados a terceiros serão agora fabricados em unidades como a de Lodz, uma estrutura com 11.500 metros quadrados onde foram investidos 25 milhões de euros e que terá uma capacidade para produzir cerca de 330 mil peças por ano.

Através desta estratégia de qualidade, que também explica, no entender de Armando Anjos, Country Manager em Portugal, os bons resultados que o grupo alcançou em 2012, a Indesit Company pretende reforçar a sua posição no mercado nacional de electrodomésticos e assumir a liderança, tal como já acontece nos mercados italiano, russo e britânico, onde é líder destacado. No ano passado, a quota em valor da Indesit Company no mercado nacional cresceu 2,7 por cento, para os 17,8 por cento, consolidando o seu segundo lugar. Na livre instalação, o grupo italiano é líder destacado, com 20,3 por cento, mas no encastre, onde detém uma participação de 10,8 por cento, tem ainda caminho para crescer. Nesta medida, no conjunto das metas a atingir este ano está o engordar desta quota para os 12 por cento.

Em 2013 serão, então, dados mais alguns passos no caminho para uma liderança que Armando Anjos define de inteligente, uma vez que será alcançada sem cair na armadilha do preço. A Indesit Company tem pautado a sua actuação no mercado pela rentabilidade, tendo inclusivamente aumentado o seu “price index” em três por cento e o PVP médio em 40 euros. Apoiada nas suas duas marcas principais, a Indesit Company espera responder às expectativas dos consumidores com um "line-up" versátil, que se caracteriza por incluir tecnologias "premium" e designs inovadores a preços competitivos, mas que permitam oferecer valor. Com esta filosofia, o grupo tem apresentado resultados financeiros saudáveis, quer no mercado nacional, quer na Grande Europa, onde cresceu dois por cento, em 2012, para os 2,86 mil milhões de euros.

Veja as imagens da Convenção Indesit Company 2013.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos