Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Cidadela Electrónica, em Braga inicia a nova rubrica Portugal - Empresas & Negócios
2011-03-31

Portugal também faz bem e é esse bem fazer que queremos partilhar com todos os nossos leitores nesta nova rubrica Portugal - Empresas & Negócios.

Em cada edição, publicaremos nesta rubrica exemplos de empresas e negócios portugueses que encontrámos nas nossas várias viagens e que merecem destaque por alguma razão específica, seja como um bom exemplo, seja como um caso diferenciador ou, simplesmente, porque algo nos chamou a atenção de entre as várias centenas de organizações que temos vindo a conhecer ao longo dos anos.

Encontrámos em Braga um conceito diferente, a Cidadela Electrónica

Mesmo no meio dos “tubarões” do mercado, as três grandes insígnias com implantação nacional, encontra-se a loja nova da Cidadela Electrónica, aberta em Setembro de 2009. Uma loja com uma decoração cuidada e organizada, onde o consumidor se sente confortável. Num ambiente aconchegado e com espaços bem diferenciados, onde a modernidade convive com a tradição de uma empresa familiar e local, o atendimento é personalizado e assente mais numa óptica de aconselhamento do que propriamente de vendas. Todos os colaboradores andam fardados com batas brancas imaculadas, relembrando assim as origens da Cidadela, que iniciou o seu percurso, há 26 anos atrás, como empresa de reparações e ganhou a confiança dos clientes. A organização tem hoje três lojas e uma facturação de 10 milhões de euros (2010) e arrecadou, no ano passado, o título de Empresa do Ano, considerando os vários ramos de comércio, das Câmaras de Comércio do Alto Ave e Cávado.

Quando se pergunta a José Araújo, fundador e actual gerente da empresa, qual o factor de sucesso destes 26 anos a resposta é simples. “Tentamos ser sempre diferentes e profissionais. Não conquistamos um cliente para uma venda, queremos que seja nosso cliente para sempre e já os temos em várias gerações”. O dirigente desta organização tem uma fórmula que considera acertada e que resultou sempre. “Faço no negócio o que faço na vida pessoal. Sou cumpridor, respeitador e tento resolver todos os problemas rapidamente, mesmo que isso traga prejuízo imediato, porque acabo por ficar com um cliente para a vida”.

Nestes últimos 20 anos, a empresa cresceu todos os anos em facturação. Em 2010, o crescimento foi de 26 por cento, o que se deve também à abertura da nova loja. “Nunca tivemos um ano com decréscimo de vendas, no pior ano crescemos um por cento”, afirma.

Quando questionado sobre a razão que o levou a abrir uma nova loja no meio de insígnias já instaladas, como era o caso da Media Markt, Worten e Rádio Popular, a resposta também é simples.

Leia o desenvolvimento no artigo "Cidadela Electrónica, uma empresa humanizada", na próxima edição impressa que chegará brevemente.

Até lá pode ver as imagens da nova loja de Braga e da sede da Cidadela Electrónica, em Frossos, onde estão também situados os armazéns, escritórios e serviços técnicos com uma área total de 4.500 metros quadrados.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos