Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Young Style, a Miele começa com o melhor
2007-02-14

Num ano em que pretende superar os resultados de 2006, em que cresceu 8,4 por cento no sector dos grandes electrodomésticos, a Miele lança o novo conceito Young Style com o qual ambiciona chegar junto de um novo público-alvo.

Exprimindo um novo estilo de vida e uma nova filosofia, Young Style é, então, mais do que uma nova geração de electrodomésticos, agregando um conjunto de produtos com a qualidade intrínseca da Miele mas de preço mais acessível, indo ao encontro de um novo tipo de consumidor, os jovens que se encontram a equipar a sua casa e que apreciam design e qualidade.

Como o definiu Marina Pincarilho, directora de Marketing da Miele, nas reuniões de apresentação aos parceiros de negócios, decorridas nos dias 5 e 6 de Fevereiro no Porto e em Lisboa, respectivamente, onde juntou perto de duas centenas de clientes, Young Style está para a Miele como o Classe A está para a Mercedes ou a Emporio Armani está para a Armani. “Uma expressão de um novo luxo, em que uma marca premium procura uma nova forma de segmentação, ampliando a sua base de clientes, mas mantendo o seu posicionamento e carácter aspiracional”.

Este conceito vem, assim, permitir à marca alemã adaptar-se à evolução e às novas tendências do mercado e aproveitar o bom momento que se vive no segmento dos bens de luxo que, em 2006, cresceu 15 por cento. Citando o estilista Givenchy, que defende que, “para os que se preocupam com a qualidade, o prestígio é a coisa mais importante”, Marina Pincarilho salienta que, não são só as razões económicas que justificam o crescimento dos produtos de luxo. “Há um valor emocional associado que motiva os consumidores a procurar os produtos premium. E são precisamente estes valores que são, cada vez mais, procurados pelas classes média e média alta”.

Com o lançamento desta gama, a Miele segue assim o exemplo de outras marcas de renome que alargaram a sua base de clientes democratizando os chamados produtos de luxo, imprimindo uma nova dinâmica junto de outros públicos-alvo e beneficiando de uma nova abertura em termos de mercado. “As vantagens do novo luxo são inegáveis. Permite um volume de vendas e margens adicionais. Ao praticar preços mais acessíveis, sem entrar na massificação e negar o seu posicionamento de mercado, as grandes marcas, como a Miele, conquistam outras franjas de mercado”.

Começar com o melhor

“Para a Miele, o conceito Young Style significa uma forma de responder às novas necessidades dos consumidores e a adaptação à permanente evolução do mercado e a todas as tendências que também se vão reflectindo no mundo dos electrodomésticos”, afirma Cristina Pereira, gestora de produto da Miele.

Já para o ponto de venda, a gama Young Style deverá permitir “inovar e crescer, atraindo um novo perfil de clientes que lhe proporcionará um acréscimo de vendas”.

Para os consumidores, por sua vez, esta aposta permite o acesso, desde o primeiro momento, à marca Miele, a um preço acessível, dispondo de uma gama completa de electrodomésticos “com prestações diferenciadoras, um design atractivo e tecnologia inovadora”, para equipar a sua cozinha.

O conceito está disponível na livre instalação e no encastre, englobando, num novo catálogo, especialmente concebido para o efeito, os produtos mais competitivos da Miele, aos quais se vem juntar uma nova máquina de lavar a roupa com seis quilogramas de capacidade e tambor patenteado. “Todos os electrodomésticos se caracterizam pela simplicidade de utilização, design actual e consumos reduzidos”.

Este lançamento vai ser acompanhado por uma forte campanha de comunicação multimeios, com arranque no próximo mês de Março. Inclui acções de direct marketing junto da base de dados de clientes, uma promoção concertada com o cartão de cliente Miele, comunicada num folheto, e que permite ao cliente receber um cartão-presente Vista Alegre, uma campanha de imprensa, que pretende atingir 1,5 milhão de consumidores, apoiada com presença nos cinemas e por uma forte campanha de televisão.

Para apoiar o sell-out das lojas, a Miele concebeu também um novo conceito de material de ponto de venda que, de acordo com Ana Frazão, responsável pela área de Trade Marketing, deixa ao parceiro a possibilidade de dar largas à sua imaginação e personalizar a decoração da sua loja. Como se pode observar durante os eventos de apresentação, o design deste material, desde os autocolantes às telas, é extremamente apelativo, predominando os tons fortes do laranja e as formas dinâmicas das espirais e das riscas, habitualmente associados a uma imagem de modernidade. “O parceiro pode assim criar um espaço único, que atraia o consumidor e o identifique como um ponto de venda Young Style, ou seja, uma loja que responde a um novo estilo de vida e às necessidades de um novo leque de clientes”.

O novo conceito vem ainda cumprir um último objectivo, “o de repetir em 2007, os êxitos do passado”. Num evento totalmente virado para o futuro, Hans Egenter, director geral da Miele, não quis deixar de frisar que “a base do futuro é o passado” e lembrar nomeadamente o passado recente da Miele, marcado por crescimentos acima do mercado. Em 2006, apesar do mercado de grandes domésticos em Portugal ter evoluído apenas 3,1 por cento, a Miele cresceu 8,4 por cento. Também no segmento de móveis de cozinha, a marca alemã conseguiu contrariar o ritmo mais lento do mercado e aumentar a sua participação em 9,3 pontos percentuais.

O destaque de Hans Egenter vai, contudo, para os parceiros monomarca, um total de 16 lojas que, no ano passado, viram a sua facturação crescer 18 por cento. “Isto significa que a marca Miele é do agrado dos consumidores e que estes estão dispostos a adquiri-la. Há já cinco anos que a Miele é a marca de confiança dos portugueses. Os resultados mostram-nos, para além disso, que mais do que confiar e apreciar a marca, os consumidores portugueses compram-na. Se 2006 foi um ano muito bom, 2007, com a ajuda da nova gama, vai superá-lo”.

Propostas para uma “Escolha feliz”

As máquinas de lavar a roupa W 1512 Young Style e W1712 Young Style Plus, o novo modelo acrescentado ao catálogo, garantem resultados de lavagem óptimos com toda a comodidade, graças à abertura de grande diâmetro, que facilita a tarefa de colocar e retirar a roupa da máquina, e ao comando electrónico, que se encarrega de controlar todos os parâmetros da lavagem de uma forma automática. Muito silenciosas e com baixos consumos de água e energia, estas máquinas ainda garantem a máxima suavidade e um tratamento delicado da roupa.

O secador de roupa T 7644 C Young Style assegura uma secagem com precisão. Basta seleccionar o grau de secagem pretendido e o sistema Sensitiv da Miele determina automaticamente quando a roupa está seca. Possui programas à medida de cada necessidade e tipo de roupa, com um consumo mínimo de energia (é um modelo classe B). A roupa sai pronta a ser arrumada, as lãs soltas e macias e os turcos suaves.

A máquina de lavar a loiça G 1040 C Young Style foi concebida sob o critério da eficiência energética (tripla classe A) e da facilidade de utilização. Os programas inteligentes controlam os consumos de água, electricidade, detergente e sal, permitindo lavar até 12 conjuntos de uma forma bem mais económica do que à mão. O silêncio é uma constante no funcionamento, graças ao sistema de condução de água e isolamento acústico especial.

No combinado KFN 8452 SD, de duas portas e 347 litros de capacidade útil total, os alimentos conservam sempre o seu sabor e qualidades nutritivas. Graças ao sistema de arrefecimento dinâmico DynaCool, existe uma circulação intensiva e uniforme do ar frio no interior do frigorífico, garantindo uma temperatura constante em todos os níveis. O combinado dispõe de um painel de comandos com regulação independente da temperatura em ambas as zonas, teclas de arrefecimento e congelamento rápido e um completo equipamento interior.

O forno de encastrar H 4210 B converte em prazer a tarefa de cozinhar. Os seus programas são fáceis de seleccionar e estão pensados para que os alimentos mantenham ao máximo as suas propriedades nutritivas, o seu sabor, aroma e texturas. Na hora de limpar, a tarefa já está facilitada graças ao revestimento PerfectClean.

A placa vitrocerâmica KM 503 Inox EasyControl, com quatro zonas de cocção, é marcada por um design ergonómico que facilita a sua integração no tampo de trabalho. Os sensores integrados na placa, e situados frontalmente, foram concebidos para uma maior acessibilidade e precisão.

Os exaustores DA 3060 inox, um modelo extra plano, de 60 centímetros de largura, pronto a integrar no armário de cozinha, e DA 396, um modelo decorativo de parede em aço inoxidável estriado mate, com motor de sucção dupla, caracterizam-se pelo seu nível de silêncio, linhas sóbrias e pela conjugação de design e funcionalidade.

Utilizando o aspirador compacto S 4211 Young Style pode-se andar descalço pelo chão sem a preocupação com o pó, cotão, ácaros e bactérias. Um modelo electrónico, de 2.000 watts de potência máxima, com o mínimo de ruído e filtro Super Air Clean, que vem equipado com um sistema de acessórios que permitem chegar a qualquer canto.

Veja as imagens do evento no banco de imagens


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos