Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Conheça as ameaças e oportunidades do Tablet PC
2010-02-17

No dia 27 de Janeiro a Apple desvendou o iPad, um Tablet PC que permite navegar na Internet, ler e enviar e-mails, visualizar fotos, ver vídeos, ouvir música, jogar e ler ebooks, entre muitas outras coisas. Outras marcas preparam a entrada neste segmento com novos produtos que prometem proporcionar uma experiência rica de conteúdo.

A questão é se há espaço para um terceiro dispositivo, dado que, hoje em dia, todo o mundo usa um portátil ou um telefone, mas os analistas esperam que sejam vendidos entre dois a cinco milhões de iPad’s só no primeiro ano de lançamento.

Os dados estão assim lançados num segmento de produto que pretende cobrir determinadas necessidades do consumidor que nem os smartphones, ainda um pouco pequenos para ver vídeos e até navegar na Internet, nem os notebooks ou os ultra portáteis, ainda demasiado grandes, pesados ou caros, conseguem satisfazer completamente. De acordo com a consultora ABI Research, só em 2010 serão vendidos cerca de quatro milhões de Tablet PC’s. Um número que crescerá para os 57 milhões dentro de cinco anos.

Os contras dos Tablet

Apesar de todos os prós defendidos pelos seus fabricantes, alguns comentadores apontam limitações aos Tablet PC’s. De acordo com a Deloitte,

o segmento entre o mais pequeno portátil disponível e o maior telemóvel que historicamente já existiu sempre foi uma zona “morta” em termos tecnológicos. (...)

Ameaça para o e-reader?

A Deloitte estima que, nos próximos 12 meses, as vendas dos Tablet PC’s ultrapassem os mil milhões de dólares. Para esta consultora, os actuais fabricantes de portáteis e de smartphones dificilmente serão ameaçados por este novo segmento. A maior vulnerabilidade estará do lado dos e-readers. (...)

Conheça as ameaças e as oportunidades que traz este novo segmento de negócio na próxima edição impressa da Rm-Revismarket.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos