Fruto da convergência digital, os produtos tecnológicos de consumo (TCE) são um dos maiores crescimentos dos últimos cinco anos.
Segundo dados da GfK Portugal, só no ano passado, estes produtos cresceram 13 por cento. As previsões para 2008 são igualmente optimistas, esperando-se uma subida de mais oito por cento, para se atingir cerca de 500 mil milhões de euros, a nível mundial.
Um quarto da facturação destes produtos é feita à custa dos telemóveis, mas existem outras áreas de negócio importantes, como os LCD’s e Plasmas.
O crescimento do TCE pode ser explicado por vários factores. Um dos mais relevantes prende-se com o mercado de televisão. Devido à importância e crescimento dos ecrãs planos, o PVP médio na área de televisão tem vindo a subir. Desde 2003, cresceu 30 por cento. Este factor, aliado ao aumento das vendas, fez com que a facturação disparasse e consequentemente o mercado global crescesse.
Outros fafctores explicam também crescimento do TCE. Por um lado, a velocidade de aceitação, visto que os consumidores aceitam, cada vez mais rápido, novos produtos e novas tecnologias, o o ciclo de vida do produto cada vez mais reduzido, o sucesso dos equipamentos multifunções, como telemóveis e impressoras multifuncionais, e dos produtos móveis, como leitores MP3, câmaras digitais e , PC’s portáteis, entre outros.