Já terminou o World Retail Congress, que decorreu em Berlim. Neste evento, que reúne os principais decisores do retalho internacional, discutiu-se como as marcas podem enfrentar os desafios do panorama de mudança da distribuição e onde novos canais estão a destacar-se.
Martin Sorrell, CEO do WPP Group, identificou na sua apresentação três grandes tendências em desenvolvimento, que passam pelo crescimento de lojas mais pequenas, pelo foco em descontos e pelo aumento da distribuição multicanal. Ele também acredita que a publicidade móvel irá desempenhar um papel-chave embora seja actualmente pouco sofisticada em comparação com seu potencial.
Sathianathan, do Facebook, destacou a importância das conversas de utilizadores que são fundamentais para os fabricantes e como eles devem aproveitar as informações geradas a partir de conversas online para melhorar suas marcas. Explicou que os perfis do Facebook contêm uma grande quantidade de dados da vida real e que o desafio para os distribuidores passa por usar esses dados para envolver os consumidores com ofertas personalizadas. No entanto, a utilização de dados dos consumidores deve ser cuidadosamente ponderada pois pode ser perigoso se mal gerida.
Todos os intervenientes estão de acordo sobre a importância das redes sociais para os consumidores, mas os retalhistas têm de usar a inteligência num ambiente de media social. Matt Brittin, Managing Director da Google, destacou que é fundamental que os retalhistas se conectem com os consumidores em todas as plataformas. "Se o retalhista não tem uma presença móvel é como estar fechado um dia por semana."
Como resumo, fica a mensagem de que os retalhistas precisam de investir mais em novas tecnologias para que possam conquistar a próxima geração de consumidores, o que é difícil porque, como disse Martin Sorrell,"tentar mudar a herança de mentalidades dos retalhistas é como mudar as asas de um avião em pleno voo."